quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Maria Júlia





Maria Júlia é um nome composto, a partir da junção de dois nomes de origem distintas, visto que Maria é de origem hebraica – numa primeira análise – e Vitória, de origem romana.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Enquanto que o nome Júlia é uma variante feminina de Júlio, originado no latim Julius, que provavelmente quer dizer “barba aveludada”, “fofo”, “felpudo”, em referência aos pelos faciais dos jovens rapazes, significando, por interpretação, “jovem”, “jovial”, “cheio/a de juventude”. Outra vertente acredita que Júlio/a seja originado e relacionado ao deus romano Júpiter, e nesse caso significando, “filho de Júpiter”.

Na lista oficial divulgada pela Arpen/SP foram contabilizados 599 registros de Maria Júlia e 643 registros de Maria Julia. Já no ranking anual divulgado pelo BabyCenter Brasil, Maria Julia é 11º composto mais escolhido no Brasil. Ou seja, é um composto bastante óbvio e popular, para ser escolhido para uma menina hoje em dia.


As meninas chamadas Maria Julia geralmente recebem o apelido de Maju, a exemplo de Maria Júlia Coutinho, ou simplesmente Maju Coutinho, é uma jornalista e apresentadora brasileira. Atualmente, ela faz a apresentação da previsão do tempo no Jornal Nacional.



2 comentários: