sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ana Júlia




Ana Julia é um nome composto por dois nomes distintos com origens diferentes, sendo Ana hebraico e Júlia latino. Por interpretação, pode ter vários significados: “graciosa e fofa”; “graciosa filha de Júpiter” ou ainda, “graciosa jovem”.
Ana surgiu a partir do original em hebraico Hannah, e mais tarde do latim Anna, que quer dizer "graciosa" ou "cheia de graça". Este é provavelmente um dos nomes femininos mais populares no mundo ocidental, seja sua forma mais simples ou associado a outros nomes próprios como Ana Paula ou Ana Júlia.
Já o nome Júlia é um pouco mais difícil de confirmar o significado, tendo várias hipóteses de origem: 1) poderia vir do romano Julius, que derivaria de Ioulos, que significaria “barba aveludada”; “felpudo”; “fofo”; “macio”, possivelmente em referência aos pelos faciais de jovens rapazes; 2) Como barba macia seria um atributo de rapazes jovens, então por extensão, alguns interpretam o significado como “jovial, cheio de juventude”; 3) Outras fontes apontam como sendo “filho de Júpiter” a origem de Júlio, já que Julius era o sobrenome de uma família romana que venerava esse deus romano e talvez tenham até afirmado ser descendentes diretos dele.
Tanto Ana quanto Julia são clássicos, e a junção dos dois não poderia deixar de fazer sucesso em terras de idioma português. Ana Julia é um dos nomes mais comuns registrados no Brasil em termos de compostos, como podemos observar nos rankings disponíveis: Ana Júlia é o 6º composto mais registrado no Brasil segundo o BabyCenter Brasil no ano de 2015.
Enquanto isso, na lista divulgada pela Arpen/SP, no ano de 2015, Ana Julia (sem acento) aparece com 1921 registros, enquanto Ana Júlia aparece com 1410 registros; Além disso, temos 288 meninas chamadas Anna Júlia e mais 231 Anna Julia. Não pesquisei por outras grafias adaptadas/alternativas, mas com certeza existe (por exemplo, Julia com y, com dois L’s e coisas do tipo).

Uma das maiores referências que temos em termos do nome Ana Julia é a famosa música do grupo “Los Hermanos”, um sucesso estrondoso do ano de 1999 e anos seguintes, que ainda hoje continua popular (o título da música na Internet consta como Anna Julia). Além disso, temos a modelo brasileira Ana Julia Dorigon.

By


Um comentário:

  1. É bonito! apesar de já está enjoada de Júlia gosto mais desse composto do que Maria Júlia.

    ResponderExcluir