sábado, 6 de fevereiro de 2016

Noé

.


Em tempos que vemos Noah se tornar uma grande febre quase que mundial, sendo compulsoriamente registrado em vários países, incluindo o Brasil, fico me perguntando: mas e a boa e velha versão portuguesa?

Em São Paulo, foram apenas 3 meninos chamados Noé; Enquanto isso, foram 412 Noah. Em relação ao ano passado, 279 registros, Noah está subindo rápido. Então, sob todos esses holofotes, prefiro mesmo ficar com a versão Noé.

Noé é um daqueles nomes bíblicos que estão demasiadamente associados ao seu personagem, como Sansão, Moisés ou o próprio Jesus. É falar em Noé e automaticamente associamos à arca. Por outro lado, ele é mais original e menos “lugar comum” que outros bíblicos como João, Pedro, Lucas, Mateus, Davi, etc.

Assim, não é fácil recuperar um nome de cunho notadamente religioso e marcadamente associado à um personagem bíblico tão importante. Entretanto, Noé era um bom homem, queria que o mundo fosse melhor e é um bom exemplo, sendo a sua história verdadeira ou não. Não vejo o Noé bíblico como uma má associação.

Noé deriva do hebreu Noach, que significa "descanso, conforto", sendo a versão portuguesa, espanhola e francesa de Noah. Em outros idiomas, temos: Nuh (árabe), Noe (Bíblia grega), Noach (Biblia Hebraica), Noe (Biblia Latina), Noach (alemão), Nooa (finlandês), Nojus (Lituano), Noak (Sueco), Nuh (Turco).

Como referência, podemos citar o jogador de futebol francês Noé Pamarot. Eu pessoalmente, acho que Noé fica bom em segundo nome com praticamente qualquer outro no mesmo estilo, mas o meu preferido, sem dúvida, é Luís Noé, um nome que acho que flui muito bem junto.


Noé. O Blog dos Nomes. 
Noé. Behind The Name
Noé. Wikipédia. 
Noé. Nomes e Mais Nomes. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário