quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Kenai

.

Para quem é adulto mas ainda conserva criancices e assistiu o filme “Irmão Urso”, da Disney, sabe que os personagens chamam-se Kenai e Koda. Esse último não tem muitos atrativos, já que Koda parece algo japonês, mas Kenai é bem interessante.

Kenai é um nome de origem nativa americana, que significa “urso negro”, numa das muitas línguas indígenas nativas (segundo o que encontrei no Blog dos Nomes). Portanto, o urso negro do filme é representado exatamente por um nome com esse significado. Aliás, é muito mais do que muitos pais se preocupam em fazer, diga-se de passagem.

Mas, por outro lado, no Behind The Name, diz que Kenai significa "terra plana" na língua Dena'ina. Esta não é um nome tradicional para o povo Dena'ina, é um nome moderno usado pelos povos não-nativos.

É também o nome de uma península no Alasca. Outra versão afirma que Kenai derivaria de Keenan, que significa esperto. Porém, urso negro é um significado bem mais atraente.


Kenai é um nome que se adapta super bem a língua portuguesa, de modo que no Brasil não teria maiores problemas com sua utilização. Além disso, atende uma boa parcela da população que gosta de nomes com K, como Kauã por exemplo. 

.

2 comentários: