sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Maiara & Mayara



.


Maiara/ Mayara é um nome ligado à cultura indígena. Sabe-se quanto à sua origem indígena, mas ao mesmo tempo, o significado dele é um mistério. Não há consenso sobre o que ele possa significar. 

O significado mais difundido é “sábia”, mas segundo outras fontes, poderia ser a junção de dois elementos do tupi-guarani: Maya, que significa “mãe” com “Aryia”, que quer dizer “avó”, significando provavelmente, bisavó.

Outros ainda defendem que ele foi originado de uma palavra vinda da língua dos uapixanas (uma tribo indígena de aruaques que habitava o alto do Rio Branco), maiáre, e significa “bicho”.

Maiara/ Mayara é uma fonte de bons apelidos: Mai, Maia, Iaia, Iaiá, são interessantes e sonoros. O auge desse nome no Brasil foi no final dos anos 80 e 90, mas hoje não se vê com tanta freqüência em bebês brasileiros. 

Segundo a lista organizada pelo Baby Center Brasil, Maiara/Mayara não esteve entre os 100 nomes mais registrados em 2014. Por outro lado, de modo bem surpreendente, Maiara está na posição 81ª do ranking português do mesmo ano.

Em São Paulo (estado), de acordo com dados da Arpen/SP, Maiara obteve 55 registros em 2014, mas a grafia preferida é Mayara, com 268 registros. Já no ano de 2015, foram  26 registros de Maiara e 212 de Mayara. Ele teve, portanto, uma suave queda em relação ao ano passado. Embora ele tenha se tornado um pouco comum ao longo dos anos, ainda é um bom nome de origem indígena para bebês brasileiros. 


Maiara Menezes Walsh é uma atriz e cantora norte-americana de origem brasileira. Ficou mais conhecida após interpretar Meena Paroom na série Cory na Casa Branca. Em 2010, Maiara deu voz à personagem Jenny na animação Adolepeixes, do Disney Channel. Maiara & Maraisa formam uma dupla sertaneja. As duas são gêmeas, nascidas no Mato Grosso.


*** Consultado o texto sobre Mayara, do Blog dos Nomes. Para lê-lo, clique aqui


.

Um comentário:

  1. Muy interesante. Mi nieta lleva ese nombre y yo se lo elegí. Sabía que su origen era indígena guaraní. Pude junto a ella a aprender más sobre Maiara del que se siente muy orgullosa.

    ResponderExcluir