sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Vasco

.

Dificilmente uma pessoa, sendo brasileira ou portuguesa, nunca tenha ouvido falar de Vasco da Gama, um dos maiores navegadores portugueses que depois do paradoxalmente bem sucedido fiasco de Pedro Álvares Cabral, descobriu o caminho para as Índias. Ele foi ovacionado como herói por Luís de Camões em “Os Lusíadas” e por Fernando Pessoa em “Mensagem”.

Já no Brasil, conhecido e famoso é o time de futebol Vasco da Gama, clube desportivo carioca. Mas Vasco da Gama também é dado à vários outros clubes desportivos pelo Brasil afora, como em Rio Branco- AC, Porto Alegre e Caxias do Sul – RS, e até mesmo na África do Sul e Nigéria.

No Brasil, no estado de São Paulo, foi apenas 1 registro de Vasco no ano de 2015, enquanto em Portugal registrou-se 460 meninos chamados Vasco. Enquanto lá ele é associado a uma figura heroica e patriótica, aqui ele é associado a time de futebol.

O nome Vasco tem sua origem no nome Velasco, que significa “pequeno corvo”. Apesar de hoje em dia, e especialmente no Brasil, o corvo não representar uma associação boa, em várias culturas ao longo dos séculos o corvo foi representado como ligado à astúcia, sabedoria, metamorfose e simbolismo religioso. Por isso, “pequeno corvo” é um elogio, não se preocupem.

Pessoalmente, prefiro a forma medieval espanhola Velasco à Vasco. Mas, reconheço, é um nome digno e não há por que não usá-lo. Ele não é um nome internacional, é inclusive muito português e restrito a essa território.



.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário