sábado, 13 de fevereiro de 2016

Maria Alice




Maria Alice é um nome composto, a partir da junção de dois nomes de origem distintas, visto que Maria é de origem hebraica – numa primeira análise – e Alice, de origem germânica.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Já o nome Alice significa “nobre”, “de linhagem nobre”, e vem do germânico Adalheidis – o mesmo nome que deu origem à Adelaide – e é composto pelos elementos “adal” (nobre) e Haid (tipo, espécie). O nome, em suas inúmeras variantes, é popularizado em toda a Europa. Perdeu a popularidade no século 17 por ter sido associado à vida rústica, mas recuperou-a quando foi usado por Lewis Carrol para sua personagem em “Alice no país das maravilhas”.

Na lista da Arpen/SP (2015) foram contabilizados 1031 registros de Maria Alice, e no ranking do BabyCenter referente à 2015, ele é o 9º composto mais usado no Brasil.

Referências:

Maria Alice, nome artístico de Glória Mendes Leal Carvalho, foi uma fadista portuguesa.

Maria Alice Giudice Barroso Soares, escritora e jornalista brasileira.

Maria Alice Vergueiro, é uma pedagoga, professora universitária e atriz brasileira de teatro com uma extensa carreira nos palcos, no cinema e na televisão.

Maria Alice Barreto, foi uma cantora, locutora, radioatriz e dubladora brasileira.

Maria Alice Setúbal, mais conhecida como Neca Setúbal, é uma socióloga e empresária brasileira.

Maria Alice dos Santos Ricciardi é ex-jogadora de vôlei brasileira que foi levantadora pelos clubes onde passou e também na Seleção Brasileira pela qual conquistou títulos importantes como ouro em Campeonatos Sul-Americanos e nos Jogos Pan-Americanos de 1959.

Maria Alice de Mendonça é uma pianista e compositora brasileira intérprete de música contemporânea.



.


Um comentário: