sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ximena



Esse texto foi retirado do
Blog dos Nomes, de 
autoria de Luinara Menezes.
Para ler no sítio original, clique aqui

Ximena, nome medieval espanhol ou basco, tem origem em Ximeno e não se sabe ao certo o seu significado. O mais provável é que tenha a sua origem no nome Simon, que deriva da palavra basca "seme" que significa "son", filho em inglês. Segundo alguns sites, Ximena tem origem hebraica e significa 'ouvinte', mas não se sabe ao certo de que palavra é proveniente para ter este significado.

Outras variantes do nome são: 
Jimena (Espanhol), SimonaŠimona (Tcheco),SimoneCymoneSimonette (Inglês), Simone (Francês), SimonaSimonetta(Italiano), Simona (Macedônio, Búlgaro, Romeno, Eslovaco e Esloveno).

Este nome é facilmente encontrado, não só em berçários, mas também em todas as idades nos países latinos, principalmente no México que neste ano registrou o primeiríssimo lugar. Pode ser considerado um nome internacional, facilmente pronunciado em quase todos os idiomas principais e muito fácil de ser identificado. 

As pessoas mais famosas que carregam este nome são:

·         Ximena Moniz - Avó materna de D. Afonso Henriques
·         Ximena Diaz - Esposa de El Cid. El Cid foi um nobre guerreiro espanhol que viveu no século XI, na época em que a Espanha estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros. Sua vida e feitos se tornaram uma lenda, sobretudo devido a uma canção (a Canción de Mio Cid), datada de 1207, transcrita no século XIV pelo copista Pedro Abád, cujo manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional da Espanha, um referencial para os cavaleiros da idade média.
·         Ximena Navarrete - Modelo mexicana e Miss Universo 2010
·         Ximena Sarinana - Cantora e compositora mexicana
·         Ximena Duque - Atriz colombiana
·         Ximena Armas - Pintora Chilena

Ximena mesmo sendo um nome medieval, tem um toque de modernidade e com isso passa um ar de nome alegre, divertido. É uma opção para mães que não querem uma inicial muito comum já que o X, principalmente no gênero feminino, não nos dá muitas opções de escolha. A terminação -ena dá um ar mas leve e mesmo assim não o deixa delicado. Considero um nome equilibrado e que pode começar a ficar mais familiar aos ouvidos dos brasileiros, já que é o nome de uma das personagens de uma novela que estreou há pouca semanas.


Luinara Menezes (O Blog dos Nomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário