terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Maria Antonieta




Maria Antonieta é um nome composto por dois nomes de origens diferentes: Maria, do hebraico, e Antônia, uma alteração do nome Antônia, com origem no etrusco.

Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como Maria; Miryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”,rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Além da Maria, mãe de Jesus, temos várias outras personagens no Novo Testamento, como Maria Madalena, o que leva a crer que esse nome era muito comum na época. Devido à Virgem Maria, esse nome tem sido muito comum em todo o mundo cristão, embora em alguns momentos, em algumas culturas, foi considerado santo demais para o uso diário.

Na Inglaterra, ele é usado desde o século 12, e é um dos nomes mais comuns desde o século 16. A forma Mary é mais utilizada em inglês. Foi usado por duas rainhas da Inglaterra, uma rainha da Escócia, e outro portador notável foi Mary Shelley, autora de “Frankenstein”.

Já o nome Antonieta é uma alteração de Antônia, que é a variante feminina de Antônio, que tem origem em Antonius, um nome de família romano, que teve seu portador mais famoso o imperador Marco Antônio. Era usado inicialmente como sobrenome, e estudiosos acreditam que a origem desse nome é etrusca de significado desconhecido. Com o tempo, foi associado com o grego ανθος "flor", que resultou na adição do H na sua grafia inglesa no século 17. Embora bonito, esse significado é incorreto.

Em Italiano, Antonieta tem a variante Antonietta, e ainda, várias alterações e apelidos: Antonetta, Antonella, Tonia, Tonina, Tona, Ninetta, Nietta, Netta, Etta, Tittella. Ainda, podemos levar em conta a variante Antoinette, no francês.

Maria Antonieta é um nome improvável de ser usado atualmente, mas apesar disso, na lista da Arpen/SP (2015) estão registradas 4 pequenas Maria Antonietas e 1 Maria Antonietta. É um composto que, apesar de antigo, pode ser associado à nobreza e a à realeza portuguesa. Acredito que seja um composto bastante ousado com Maria para os dias de hoje, fugindo do óbvio em termos de nomes compostos clássicos.

Como referências, citamos:

Maria Antonieta - arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789
Maria Antonieta de Bourbon - infanta de Espanha e rainha consorte da Sardenha
Maria Antonieta de Nápoles - princesa das Duas Sicílias e Princesa consorte das Astúrias
Maria Antonieta de Bourbon-Duas Sicílias - princesa das Duas Sicílias
Maria Antonieta Murat - princesa consorte de Hohenzollern-Sigmarigen
Maria Antonieta de las Nieves - atriz mexicana, mais conhecida pela sua personagem “Chiquinha”.
Maria Antonieta Portocarrero Thedim (Tônia Carrero) - atriz brasileira.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário