segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Marisol

.



Marisol é um nome literalmente ensolarado. Ele passa uma impressão de alegria. Originalmente, é um nome hispânico que se trata de uma aglutinação de Maria e Soledad (que significa solidão em espanhol), mas automaticamente associamos o som da palavra à “mar” e “sol”. Imediatamente remete à verão e praia, calor e banho de mar.

Ao mesmo tempo em que o início é trivial (Mari), a terminação é bem rara: sol. Ambos acabam se tornando boas opções de apelidos. É um nome que pode agradar vários públicos: desde aqueles que gostam de nomes retro aos que gostam de nomes hippies que remetam à natureza.

Como Marisol não é um nome que tenha variações em outras línguas, ele permanece muito associado à Espanha e a lugares de língua espanhola. Algumas famosas com esse nome são: Marisol Nichols, atriz americana; Tatyana Marisol Ali, atriz e cantora americana; Marisol Malaret, Porto Riquenha Mis Universo 1970; Marisol Touraine, Ministra francesa; Marisol Del Olmo, atriz mexicana; Marisol Alfonzo, modelo Venezuelana.



O nome não é popular no Brasil, embora a SBT tenha produzido uma telenovela intitulada “Marisol”, que foi ao ar em 2002, isso não aumentou muito a popularidade do nome. Em 2003-2004 também foi ao ar a novela global Kubanacan, onde Danielle Winnitz interpretava a personagem Marisol, que acabou sendo uma das principais símbolos de sensualidade. 



No Brasil, há 3.038 pessoas do sexo feminino chamadas Marisol, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Mesmo que tivéssemos um ranking dos 2000 nomes mais registrados, ainda assim Marisol não estaria nele. O estado de maior frequência é Mato Grosso do Sul, e a maior parte nasceu depois de 2000. A grafia Marissol, usada para se parecer mais com a pronúncia, foi escolhida para 1.126 mulheres, enquanto Marysol para 76 delas. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário