sábado, 20 de fevereiro de 2016

Sia

Maddie Ziegler, bailarina da cantora Sia. 

Como parece óbvio, descobri o nome Sia através da cantora e compositora australiana, e como não sou ligada no universo musical, só fui descobrir mesmo quando ouvi Chandelier, o sucesso que não para de tocar em todas as rádios e lugares onde vou. O nome dela é realemente Sia – não é diminutivo – e seu nome completo é Sia Kate Isobelle Furler.

Sia é uma artista bastante original e polemica, especialmente por não gostar de mostrar o seu rosto. É uma das mulheres mais inteligentes da indústria da música, já escreveu hits internacionais em menos de um quarto de hora, como Diamonds interpretada por Rihanna. Tem um alcance vocal enorme e é brilhante como compositora.

Em geral, não sou fã de nomes curtos e Sia extrapola todas as minhas convenções numéricas de letras tendo apenas 3, mas por incrível que pareça, eu me interessei bastante por ele.

A mim, Sia parece um nome adequado para uma personagem do estilo Star Wars ou coisa parecida, pela força e personalidade que passa. Pela lista da Arpen/SP, ninguém do estado paulista foi fã o suficiente de Sia para ousar batizar uma filha com esse nome, pois não há nenhum registro.
Para algumas pessoas, pode remeter automaticamente à Cia (abreviação de Companhia). Mas na verdade, ele pode ser tanto um derivado de Sigr, que significa vitória, ou diminutivo para qualquer nome que comece ou termine com o elemento “sia”, como Theresia. No Behind The Name ainda diz que pode ser um diminutivo de nomes que contém o elemento Sieg – como Sieglinde.

O nome Sia não é tão diferente de Lia, Pia e Mia, por exemplo, o primeiro razoavelmente popular, os outros, nem tanto, mas bastante conhecidos. Sia, por ser curtinho, cabe bem em qualquer composto e ao mesmo tempo é forte o bastante para ser usado sozinho. Estar associado à cantora, o torna ao mesmo tempo charmoso e uma homenagem à uma artista de estirpe. 


.

4 comentários:

  1. A Sia é uma cantora como não se vê mais sua voz e exelente suas músicas faz a gente pensar...amo

    ResponderExcluir
  2. Sia, is the best! Top!!! Amooooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. E no entanto, cá estamos, em pleno século XXI e eu nem escuto mais nem a canção, nem sobre essa cantora... Apenas sucesso de momento. E já caiu no esquecimento. Sem conteúdo.

    Beatles segue firme e forte em primeiro lugar para sempre na história da humanidade.

    ResponderExcluir