sábado, 26 de março de 2016

Celeste

.



Celeste foi um termo bem importante na “Era dos Descobrimentos”, pois a navegação marítima era apoiada nos astros e em cartas celestes, sem os quais teria sido impossível chegar à Índia, e inclusive, ao Brasil.

Celeste deriva de Caelestis, um nome latino que significa "do céu", "celestial". O significado com certeza é inspirador e poético, e sendo literal, não deixa de ser um pouco hippie. Conta com o benefício da internacionalidade, uma vez que variantes muito parecidas são usadas em inglês, italiano, francês, espanhol, etc. Além disso, pode ser considerado um nome raro tanto em Portugal como no Brasil: Em Portugal, no ano de 2014, foram apenas 4 registros de Celeste, e no Brasil, em São Paulo, nenhum. Em 2015, tivemos 5 registros do nome em São Paulo (Arpen/SP). 

O nome Celeste pode agradar aquele grupo de pessoas que inspira-se com nomes literais como Clara, Branca, Íris, Vitória, Luna, etc., de modo que Celeste  pode vir a acumular mais adeptos com o tempo. Em Portugal, para além dos 4 registros como nome simples, Celeste foi usado nos seguintes compostos: Aurora Celeste, Inaia Celeste, Lavínia Celeste, Maria Celeste, Matilde Celeste, Petra Celeste, Sofia Celeste.

Celeste Holm foi uma atriz estadunidense de cinema, teatro e televisão.

Maria Celeste Rebordão Rodrigues, celebrizada como Celeste Rodrigues é uma fadista portuguesa, irmã mais nova de Amália Rodrigues.

Celeste Olímpica é como é conhecida a Seleção Uruguaia de Futebol. 



.

Um comentário: