quinta-feira, 3 de março de 2016

Domênico

.

Esse texto foi publicado
originalmente no Blog dos Nomes,
de autoria de Luinara Menezes.
Para ler em seu sítio original,



Domênico, ou Domenico, é a forma italiana do nome Domenicus. Este se originou no latim e significa "pertencente ao Senhor" ou "do Senhor". Nas Escrituras Sagradas domingo é o dia do Senhor, o dia em que foi escolhido para os fiéis se reunirem em igrejas e fazer seus cultos a sua crença. Por este motivo, os pais escolhiam o nome deste dia da semana, domenicus (ou domingo em português), para seus filhos e assim homenageavam um dia que é importante para os fiéis.
Encontramos na arte um importante personagem que carrega este nome, o renascentista que viveu na cidade de Florença, Domenico Veneziano.



Domênico é um nome nada popular e é pouco familiar tanto no Brasil quanto em Portugal. É uma excelente escolha aos que gostam de nomes exclusivos, com ares medievais e fãs de nomes italianos. Um dos pontos fortes do nome são os diminutivos DomNic NicoDomênico não é uma versão internacional por haver um acento circunflexo, porém é bem identificado em outros países já que suas variantes não mudam muito de idioma para idioma. A mais comum delas com certeza é a inglesa Dominic e a francesa  Dominique, que faz confusão para muita gente pois é usado no feminino também. Também há a versão portuguesa do nomeDomingos e a versão espanhola Domingo.



Ainda não o vejo com potencial para virar popular ou até mesmo familiar, mas pode agradar aos que gostam de nomes mais originais. É um nome que carrega muitas qualidades, transmite seriedade mas ao mesmo tempo seus diminutivos o deixa mais despojado. É uma ótima escolha para quem gosta de um nome que vai bem em todas as fases da vida.



Luinara Menezes.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário