domingo, 6 de março de 2016

Fátima




Fátima é a variante transcrita portuguesa de Fatimah. O nome significa “abster-se” em árabe. Fátimaera a filha do profeta Maomé e a esposa de Ali, o quarto califa. Ela também era chamada de Fatimah Zahra (Fátima, a brilhante).

Variantes: Fatimah, Fatma

Outras línguas: Fatma (Azerbaijão), Fatemah (persa), Fatma, Fadime, Fatos (turco), Patigul, Patime (Uigur), Fatoumata (Senegal).

Ele é considerado um epíteto da Virgem Maria, por conta de Nossa Senhora de Fátima, por conta das aparições que supostamente ocorreram na Cova da Iria, em 1917. É um nome normal, usável, não propenso a rimas maldosas ou apelidos constrangedores, porém, é considerado antigo, vintage, então se adéqua a pessoas que tenham esse estilo.

O nome é muito popular entre os muçulmanos, como dito acima, pois era o nome da filha de Maomé. Mas claro, no Brasil e em Portugal o significado verdadeiro do nome passa totalmente despercebido, já que por conta de Nossa Senhora de Fátima, ele é considerado muito católico e devoto.

A cidade portuguesa herdou o nome de uma princesa moura chamada Fátima, que foi dada em casamento a um Conde de Ourém. Aceitando o cristianismo, ela foi batizada com o nome Oriana. Daí o nome das cidades, Fátima e Ourém.


Em Portugal, no ano de 2014, fora 21 registros de Fátima e 17 registros de Maria de Fátima. No Brasil, no estado de São Paulo (Arpen/SP) no mesmo ano, contabilizou-se 13 registros de Fátima.

Duas personalidades portuguesas conhecidas são Fátima Lopes (estilista) e Fátima Lopes (apresentadora). Já no Brasil, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes é um  exemplo bastante suficiente do nome. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário