sábado, 5 de março de 2016

Frederico

.

Frederico é a forma portuguesa do nome alemão Frederick, que significa “governante pacífico”, a partir dos elementos frid (paz) e ric (governante). Esse nome tem sido comum em regiões de língua alemã. Foi levado por governantes do Império Romano e da Alemanha, Escandinávia e Áustria. Um dos mais notáveis governantes do século 12 foi batizado com esse nome, o imperador romano Frederico Barbarossa, e além dele, o imperador do século 13 Frederico II e o imperador da Prússia, no século 18, conhecido como Frederico, O Grande.

Para quem gosta de apelidos/diminutivos, Fred é bem simpático. Ao mesmo tempo, Frederico é um nome imponente e forte, clássico, atemporal, familiar ao nosso ouvido e bastante exclusivo, levando em conta a popularidade nos últimos anos.

Frederico é um nome de versão portuguesa, porém é reconhecido no mundo todo, principalmente por ser um nome com variantes parecidas em outros idiomas, como por exemplo, Federico (espanhol e italiano), FredericFrederick (inglês), Friedrich (alemão e Frédéric (francês).


Em Portugal, Frederico está no top 100 aparecendo entre os 70 primeiros colocados, já no Brasil pelo ranking do Baby Center o nome não aparece no top 100. No Estado de São Paulo, ele teve 89 registros (Arpen/SP, 2014). Mesmo que o nome ainda não tenha chegado ao top 100 do Brasil eu vejo um potencial para este chegar a posições mais altas no ranking.

Frederico foi o nome escolhido para o filho da atriz Gabriela Duarte  - a outra filha da atriz chama-se Manuela. Há também um jogador de futebol famoso que usa o apelido Fred. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário