quinta-feira, 24 de março de 2016

João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia: os filhos de Gugu Liberato

.
João Augusto, o filho primogênito do apresentador Gugu Liberato tem 13 anos, enquanto suas irmãs, Marina e Sofia, tem 11 anos.

João Augusto é um composto razoavelmente raro no Brasil, hoje com 62 registros, na lista da Arpen/SP (2015), que abrange o estado de São Paulo. Mesmo usado moderadamente, ele nunca atingiu grau altíssimo de popularidade como outros compostos mais usuais com João. O apresentador e sua esposa optaram por um nome clássico, um composto tradicional, que por isso mesmo, é elegante e bem sucedido. Vejamos os significados:

João -  João deriva do hebraico Yochanan, que quer dizer “Deus é gracioso”.

Augusto – Abordamos Augusto em um post exclusivo aqui. Significa "o grande" ou "o venerável", derivado latino "augere", que quer dizer "para aumentar". Augusto era o título dado a Otávio, o primeiro imperador Romano. 

As meninas, que são gêmeas, tem nomes que são bem comuns, mas temos que visualizar que Sofia e Marina, há onze anos atrás, não eram “febre” como são hoje. Marina tem uma popularidade suave, aceitável, não excessiva, mas Sofia foi por sete anos o número 1 do ranking de nomes femininos no Brasil.

Hoje, de acordo com a lista de São Paulo disponibilizada pela Arpen/SP, Sofia tem 3729 registros (somados à 10424 Sophia, nessa grafia), desconsiderando grafias completamente alternativas com y, fh, entre outras. Marina, por sua vez, tem 1006 registros (desconsiderando outras possíveis grafias), bem menos que Sofia/Sophia, mas garantindo com isso um lugar dentro do top 100 feminino. Vamos aos significados:

Marina – Foi abordado nesse post. Forma feminina de “Marinus”. O nome romano “Marinus”, pode ser um derivado de Mário, mas é bem mais provável que signifique “marinho, do mar”.

Sofia – Já abordamos Sofia/Sophia nesse post. Sofia significa “sabedoria” em grego. Está na etimologia da palavra “Filosofia”.


Embora hoje pareça que apenas o menino tem um nome original, e as meninas não, quando elas foram batizadas, há onze anos atrás, seus nomes eram menos populares, portanto, pareciam “originais”. Agora, não são mais. Como famosos sempre ditam moda, podemos supor que boa parte das Marinas e Sofias nascidas depois das filhas de Gugu Liberato, foram nomeadas por influência delas. 

Já não se pode dizer o mesmo de João Augusto, que continua sendo um composto bem moderno e atual, sem o ônus da popularidade excessiva.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário