quinta-feira, 24 de março de 2016

Reno

.


O Reno, na verdade, é um rio europeu. Então, nesse sentido, podemos dizer        que se trata de um nome geográfico e também nomes associados à natureza, já que se refere à um dos principais leitos fluviais da Europa. O que me incomoda em Reno é que parece um masculino de “rena”, aquele animal que na mitologia natalina puxa o trenó do Papai Noel.

Conforme a Wikipédia, o Rio Reno é um rio com 1 233 km de comprimento que atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no mar do Norte no delta do Reno e Mosa. Seu nome é de origem celta e significa "fluir”, a partir da palavra “rin”. Junto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. Os romanos chamavam o rio de Rhenus. Desde essa época o Reno é um curso de água muito usado para o transporte e o comércio. Rhenus, de algum modo, me parece mais simpático que Reno por desassociar imediatamente da “rena”.

O Reno nasce nos Alpes, no leste da Suíça, no cantão de Grisões, a montante de Coira, e é o resultado da confluência de dois rios, o Reno Anterior (em alemão, Vorderrhein) e o Reno posterior (Hinterrhein). O nome Reno pode ser uma boa alternativa para quem gosta de História, afinal, ele foi palco de vários eventos históricos:

- A Batalha da Floresta de Teutoburgo na qual as tropas romanas a norte do rio (três legiões) foram aniquiladas pelos queruscos, de forma que o imperador Augusto decidiu estabelecer o Reno como fronteira norte do Império Romano e renunciar a qualquer expansão nas terras germânicas. A batalha teve um resultado de 20.000 mortes.

- Numa noite de dezembro de 406, suevos, alanos e vândalos cruzaram o Reno gelado em Mogúncia, assolando a Gália e espalhando-se pelo Império Romano.

- Em 1806, Napoleão I estabeleceu a Confederação do Reno, após a conquista da quase totalidade da Renânia.

- O Reno foi historicamente uma fonte de problemas fronteiriços entre França e Alemanha. Por exemplo, em 1840 a crise do Reno evoluiu devido ao primeiro-ministro francês Thiers ter começado a falar acerca da fronteira do Reno. A canção nacionalista "A guarda junto ao Reno" (Die Wacht am Rhein) foi composta naquela época e durante a guerra franco-prussiana elevou-se à categoria de hino nacional na Alemanha. A canção apela à defesa do Reno contra a França e foi popular durante a Primeira Guerra Mundial.

- Após a Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes (1919) especificou a desmilitarização da Renânia, entre a fronteira francesa e o Reno, mais uma faixa de 50 km a Leste do rio.

Como nos informa o Blog dos Nomes, Reno é aprovado em Portugal, embora pouco usado. No Brasil, nas últimas listas da Arpen/SP, ele também não está representado. Ele também pode ser considerado uma forma frisia e holandesa de nomes germânicos antigos como Reinhard ou Ragn. Além disso, segundo a Wikipédia italiana, pode ser uma forma curta de Renato no italiano, ou ainda, de Ireno, que seria uma forma masculina de Irene raramente usada.

Nomes parecidos com Reno que aparecem na lista da Arpen/SP é Breno, Moreno, Sereno e Renoah (não encontrei fontes para entender de onde saiu Renoah). Destes, Breno é o que tem mais registros e é mais popular no momento.

É complicado encontrar referências de Reno na internet, pois não é um nome popular, ao que se vê, em lugar algum do mundo. Mas podemos citar o ciclista Reno Bent Olsen, da Dinamarca, que participava em competições de ciclismo de pista profissionalmente. Além desse, temos:

Jean Reno, um ator francês;

Janet Reno - ex-ministro da Justiça dos Estados Unidos.

Marcus Reno (1834-1889) - oficial de cavalaria que participou na batalha de Little Bighorn.

Reno - um ex-lutador no WCW (World Championship Wrestling);

Teddy Reno - cantor italiano;

Reno - personagem de Final Fantasy VII;




.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário