terça-feira, 29 de março de 2016

Judith & Judite




Como disse Joana, em sua publicação sobre Judite, no Blog dos Nomes, “(...) quando nos envolvemos na onomástica, o nosso sentido crítico tem de estar apuradíssimo! Atentos ao mais pequeno detalhe, à mais pequena incoerência e confirmar tudo até estarmos o mais próximo possível da certeza absoluta”. Para ela, Judite foi desafiante, e com certeza, para nós brasileiros também o é.

O primeiro obstáculo está no significado e origem. Na maior parte dos sites e livros disponíveis para consulta, Judite é apresentado como nome feminino de origem hebraica , a partir da palavra Yehudith, que significa “judia” ou “mulher da Judeia”. Assim, ele poderia ser enquadrado a um nome geográfico.

Porém, no Antigo Testamento, Judith/Judite é a mulher de Esaú, que por sua vez era gêmeo de Jacó, sendo que Jacó é considerado o patriarca das Doze Tribos de Israel, incluindo a Judeia: Logo, Judith/Judite nasceu antes de existir a Judeia com esse nome. Por isso, a alternativa que diz que Judite, à semelhança de Judas, e até mesmo a palavra Judeia, tem origem no hebraico Yehudith, mas que isso significa “louvar” ou “exaltar ao Senhor”.

De acordo com a Bíblia, Judite foi uma viúva belíssima e corajosa que salvou o seu povo, seduzindo o seu General e matando-o durante o sono. A história obviamente tem uma aura bem trágica, mas Judite/Judith é um nome muito enraizado entre judeus, provavelmente em referência à essa mulher. Embora exista uma boa comunidade judaica no Brasil, esse nome não tem registros em 2014. Já em Portugal, foram três meninas chamadas Judite.

Acredito que o auge de popularidade desse nome deva ter sido por volta da década de 40, um pouco antes, um pouco depois, no Brasil. Portanto, talvez seja um nome que ainda fique na hibernação um bom tempo antes de voltar, mas não tenho dúvida que voltará.

Quem gosta de nomes incomuns, que tenham possibilidades de diminutivos interessantes (sempre adorei Judi ou Jodie na pronúncia inglesa), faz com que o nome seja uma boa alternativa. Além disso, para quem procura internacionalidade, Judite ou Judith é reconhecido em praticamente todos os países por conta de sua ligação religiosa.

Como referências podemos citar:

Judy Garland, atriz norte-americana; Jodie Foster, atriz norte-americana; Judith Leystere, pintora holandesa, Judite Sousa, jornalista portuguesa; Judith Butler, é uma filósofa pós-estruturalista estadunidense;

Na realeza, temos as seguintes personalidades (Saiba mais sobre elas clicando sobre o nome, que redireciona para a Wikipédia).

  • Judite da Baviera — imperatriz e rainha consorte como esposa de Luís I de França
  • Judite da Boêmia — princesa da Boêmia, foi duquesa consorte da Polônia, esposa de Ladislau I Herman da Polónia
  • Judite de Flandres — rainha consorte de Wessex e condessa de Flandres, foi filha do rei Carlos II de França
  • Judite de Friuli — filha de Ebhardo de Friuli, esposa de Arnulfo I da Baviera e depois de Conrado II da Borgonha
  • Judite de Habsburgo — rainha consorte da Boêmia e Polônia, esposa de Venceslau II da Boêmia
  • Judite da Polônia — filha do príncipe Boleslau III da Polónia, foi marquesa consorte de Brandemburgo
  • Judite de Schweinfurt — duquesa consorte da Boêmia como esposa de Bretislau I da Boémia
  • Judite da Suábia — rainha consorte da Hungria e duquesa consorte da Polônia
  • Judite da Turíngia — rainha e duquesa consorte da Boêmia, como esposa de Ladislau II da Boémia
  • Gudit — rainha de Beta Israel do século X

No Cinema:

  • Judith (1966) — filme de 1966, com Sophia Loren no papel principal
Pinturas
Localidades

Rio Judith — um afluente do rio Missouri em Montana, nos EUA

Outros



.

3 comentários: