quinta-feira, 10 de março de 2016

Leonel & Lionel

O charme dos cabelos longos.:
.

Para quem reside, nasceu ou tem alguma ligação com o Rio Grande do Sul, a primeira coisa que vem à mente ao falar o nome Leonel seja o político Leonel Brizola. No sul, a maioria dos homens nomeados assim o foram em homenagem à ele. Para aqueles que não estão habituados ao ícone político, talvez venha a mente a figura do jogador de futebol Lionel Messi. Assim como, a esmagadora maioria das crianças que nascem com esse nome agora é fruto da admiração e idolatria pelo Messi.

Aliás, vale destacar que na Argentina, terra do jogador, Lionel é um dos nomes mais comuns, tendo alcançado o topo da lista de nomes mais usados no ano de 2014,

Leonel (minha grafia favorita) e Lionel são nomes facílimos de cair de amores e ganhar muitos adeptos. Podemos começar falando que ele é uma alternativa muito viável ao popular e batido Leonardo, já que é semelhante em grafia e significado. Não é muito comum visualizarmos nascimentos de crianças com esse nome no Brasil, mas o jogador argentino já tem imprimido força ao nome, embora sejam ainda casos isolados.

Leonel significa “pequeno leão”, ou por interpretação, “leãozinho”. O significado é extremamente fofo e sugestivo, afinal, pode agradar aqueles que gostam de nomes que remetam a natureza. Ainda, agrada aqueles que buscam nomes com estilo vintage. E ainda, dá uma nova cara aos batidos nomes terminados em “el”, como Miguel, Gabriel e Rafael.

Uma outra característica de Leonel/Lionel a ser levada em consideração é que é um nome bastante internacional, já que ele é identificável em diversos idiomas e com variações bem parecidas em outras línguas.

Para além de Leonel Brizola e Lionel Messi, podemos também citar o cantor norte-americano Leonel Richie. 

Formas femininas: Léone, Leona.

Outras línguas: Leon (em grego antigo), Levon (Armênia), Leon (croata), Leon (holandês), Leon (Inglês), Levan (Geórgia), Leon (alemão), Leone (italiano), Leonas (lituano), Leon (polonês), Leon (esloveno), León (Espanhol)


.

Um comentário:

  1. Tem dois pequenos erros na postagem: o primeiro é que o cantor norte-americano é Lionel Richie (com i) e quando diz as variantea do nome em outras línguas, leão em inglês é Lion e não Leon como informado, pois "Leon" está mais pra espanhol sem o acento.

    ResponderExcluir