quinta-feira, 3 de março de 2016

Lineu

.

Há tempos tenho voltado meus olhos para nomes terminados em “eu” e os acho bem atraentes. Isso vale para Perseu, Zaqueu, Romeu, entre outros. Porém, será que temos a mesma percepção de Lineu? De cara, só consigo pensar do personagem Lineu da Grande Família.

Infelizmente, as pesquisas etimológicas do nome Lineu são difíceis e as informações são escassas. Poderia ser uma variante de Lino, mas nada comprova. Porém, há um sueco chamado Carolus Linnaeus (em português, Carlos Lineu), um botânico que revolucionou o conhecimento nessa área, tendo adquirido o titulo de “pai da taxionomia moderna”.

É bem provável que a partir desse cientista tenha se originado o nome Lineu em língua portuguesa. Linnaeus, referindo-se a um grande linden (tília) árvore na propriedade da família Linnagård (linn sendo uma variante agora obsoleto de lind sueco, o linden). 

Nas minhas pesquisas etimológicas não encontrei informação que me ajudasse a compreender a origem e o significado de Lineu, mas encontrei uma grande referência sueca, que, é meu palpite, foi a razão pela qual o nome se tornou nome próprio e em Portugal originou Lineu. A sua paixão em relação ao que fazia era tão notável que August Strindberg, autor sueco, escreveu que “Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista”. Conta-se que, apaixonado pela beleza ímpar de uma flor, deu-lhe o seu nome e chamou-a Lineia. Um nome feminino também admitido em Portugal e dos mais apreciados na Suécia!

No Brasil, nem Lineu – o personagem caricato da Grande Família estragou – e nem Lineia são populares. Porém, não os considero nomes “feios”. Lineu é sério, clássico e equiparado a outros nomes também clássicos como Amadeu, Bartolomeu, etc. 


Referências:

Lineu. O Blog dos Nomes.

Wikipédia.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário