quarta-feira, 2 de março de 2016

Safira

.

Safira foi daqueles nomes que me fez entrar no Behind The Name e ter um acesso de riso quando li que o significado é “como uma Safira”, em esperanto. Sim, o BTN as vezes come umas bolas. Deriva do grego sappheiros, que em última análise, vem da palavra hebraica Sappir, que é literalmente “pedra preciosa”.

No estado de São Paulo, no ano de 2015, foram registradas 58 meninas chamadas Safira, 11 Safyra, 10 Saphira, 3 Saffira, e também uma Safiry, uma Saphirah. Além dessas, também teve uma menina chamada Zafira (Zafiro é a tradução de Safira para o espanhol, e Zaffiro para o italiano).

A cor e a beleza da Safira é comparada ao céu noturno. Embora as pessoas conheçam a pedra como sendo de um azul profundo, ela também aparece em matizes de cinza, preto, amarelo e verde. Ela é a pedra do signo de gêmeos, virgem, libra, touro e capricórnio.

Entre inúmeros povos e culturas simboliza proteção, iluminação espiritual, sabedoria e pureza. Foi associada ao elemento ar pelos alquimistas. Curaria doenças e libertaria prisioneiros para os gregos, proteção contra peste e doenças para os povos da Índia e na Arábia, devoção e iluminação para os budistas, a união da humanidade com o céu para os Hindus, pedra do anel dos cardeais e símbolo da pureza e da força luminosa do reino de Deus no cristianismo, e no oriente é considerada um poderoso talismã contra o mau-olhado.

A Safira azul é encontrada, basicamente, no Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África. Em nosso país, a turmalina azul é denominada de Safira-do-Brasil, cujos benefícios podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.

Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranquilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à Safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro. À Safira-do-Brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.

Os nomes literais sempre transmitem sensações poéticas, especialmente o sentido que tem as pedras preciosas. Assim, temos um conjunto de nomes femininos nessa linha, como Jade, Ágata, Pérola, Esmeralda, Rubi, Cristal, Ametista, etc.

Gosto da palavra em finlandês: Safiiri, e Zafeíri (ζαφείρι) no grego, Nilama (નિલમ) em gujarati; Zafír (húngaro); Safaya (Igbo); Zafiro (espanhol); Zaffiro (italiano); Safaia (サファイア, japonês), Nīlamaṇi (ನೀಲಮಣಿ, kannada), Hapaira (maori), Safayr (Somália);  


Com a personagem Safira, da novela da TV Record “Os Dez Mandamentos”, interpretada pela atriz Jeniffer Setty, é provável que a popularidade do nome aumente, já que essa novela, e as outras novelas bíblicas dessa emissora estão repercutindo muito bem com o público brasileiro. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário