terça-feira, 15 de março de 2016

Maria, Helena e Clara: o trio tradicional de Rodrigo Faro e Vera Viel




O ator Rodrigo Faro e a sua esposa, Vera Viel, tem três filhas: Clara, de 9 anos, Maria, de 6 e Helena de 2.

Quando faço posts sobre nomes de filhos de famosos sempre digo que são raros os que surpreendem positivamente, trazendo nomes originais e ao mesmo tempo, sem serem bizarros, inventados ou com combinações malucas. Ou então, sem serem absolutamente “normais”.

O caso do Rodrigo Faro e Vera Viel é um crônico de chatice: Clara, Maria e Helena são extremamente populares. Tirando o fato que Maria sozinho, sem compostos, é mais original, Clara e Helena estão dentre os nomes femininos mais usados no Brasil. Vejamos:

Clara foi abordado no Blog nesse post aqui: É a forma feminina do nome Clarus (latim) que significa “Claro, brilhante”, ou ainda, “claridade”. No estado de São Paulo, só no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP, foram registradas 1275 meninas com esse nome.

Maria, embora a lista da Arpen/SP não separe por compostos, foi o primeiro nome feminino mais registrado, com 27969 registros. Maria foi abordado nesse post do blog. Segundo o site do Baby Center, “Forma latina do nome hebraico Miryam, de origem obscura, provavelmente remontando ao antigo Egito. Especialistas chegam a apontar mais de 70 possíveis significados, mas os mais comuns são "rebelde" (pela raiz marah), bem-nutrida (pela raiz mara, com o significado mais amplo de "perfeita", "bela") e amada (para raiz mry)”. Ou seja, o significado exato é praticamente impossível de ser determinado.

Helena, o nome da mais nova, foi abordado no Blog nesse texto. Forma portuguesa do nome grego 'Ελενη (Helene), provavelmente do grego' ελενη (Helene) "tocha" ou "fogo sagrado", ou possivelmente relacionadas com σεληνη (Selene), que quer dizer  "lua". Na lista da Arpen/SP, Helena aparece com 4380 registros, só no ano de 2015.

Ou seja, se fizermos uma estimativa de registros nos últimos 10 anos e em todos os estados brasileiros, ficaremos abismados coma quantia de Clara, Maria e Helena que devem existir nesse país. Ou seja, Rodrigo Faro e Vera Viel foram totalmente sem graça e não fizeram nenhuma inovação no nome de suas filhas.


Então, esse trio dos famosos Rodrigo e Vera poderia ser classificado no que eu chamaria de “feijão com arroz”. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário