segunda-feira, 14 de março de 2016

Evangelina & Evangeline

.

Adoro nomes longos, isso é fato. Para mim, quanto mais longo é um nome, mais ele é forte, imponente e marcante. Por isso, Evangelina e Evangeline já começam tendo pontos a mais comigo, pela farta quantidade de letras – 10 letras, precisamente!

Mas Evangelina perde pontos por que não sou muito fã da terminação em –ina. E Evangeline, que gosto bem mais, tem o problema desse “Evang” na frente, que remete imediatamente para evangelho, evangélicos, e para mim é uma associação pesada. Nada contra a religião das pessoas, mas cada pessoa tem direito de escolhe-la no futuro, ou quem sabe até será ateu, e caso isso acontecer, o nome se torna uma carga pesada de carregar se ele for marcadamente religioso.

Evangeline, na verdade, vem do grego e significa "boas notícias", a partir da junção de ευ grego (eu) "bons" e αγγελμα (Angelma) "notícia, mensagem". Os possíveis primeiros registos deste nome foi num poema épico de Henry Wadsworth Longfellow intitulado "Evangeline", de 1847.

Portanto, as palavras Evangelho, Evangélico, Evangelista, são todas derivadas desse mesmo vocábulo. Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem). A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa.

No filme da Disney, “A princesa e o sapo”, um vagalume era apaixonado por Evangeline, que era uma estrela. No filme, inclusive, há uma canção para Evangeline:


Olha como ela ilumina o céu
Ma belle Evageline
Tão mais acima de mim, mas eu ainda
Sei que seu coração pertence so a mim
Eu te amo, eu te amo Evangeline
Você é a minha rainha da noite
Tão calma
Tão brilhante
Que alguém tão linda quanto ela
Poderia amar alguém como eu
O amor sempre acha um caminho, é verdade!
Eu te amo, Evangeline

O amor é lindo
O amor é maravilhoso
O amor é tudo, você concorda?
Mas é claro!
Olha como ela ilumina o céu
Eu te amo, Evangeline


Evangeline Lilly é uma atriz, modelo e escritora canadense. É conhecida por seus papéis como Kate Austen na aclamada série de televisão americana Lost, como a elfa Tauriel em O Hobbit: A desolação de Smaug, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, e como Hope Van Dyne em Homem-Formiga. Ainda temos Evangeline Duy, atriz norte-americana; Evangelina Anderson, esposa do jogador de futebol Martin Demichelis, considerada uma das mulheres mais belas da Argentina; Evangelina Carrozzo, modelo, atriz e bailarina argentina;

Quanto à registros, Evangeline teve apenas 4 nascimentos em 2015 no estado de São Paulo (Arpen/SP), e Evangelina, nenhum. 



.