segunda-feira, 14 de março de 2016

Savana & Savannah

.

Savannah é uma palavra em inglês para designar a grande planície gramínea localizada na África. Essa palavra deriva de Zabana, que vem do dialeto nativo americano Taino. Foi usada como nome a partir do século XIX e revitalizado na década de 80 pelo filme Savannah Smiles (1982) e Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia noite no jardim do bem e do mal) , publicado em 1994.

O estado americano da Geórgia possui uma cidade chamada Savannah. Para quem não gosta do excesso de n e h desse nome, temos a palavra em português, cuja pronúncia é a mesma, mas escrita de forma bem mais simples: Savana.

Em ambas as grafias, ele entra na categoria dos nomes hippies por ter ligação direta com a natureza. Também pode ser considerado um nome moderno, visto que é usado recentemente, é internacional e reconhecido no mundo todo, especialmente pela importância das savanas africanas na geografia mundial.

Savannah ou Savana pode ser escolhido por aqueles que gostam de Samantha, por exemplo, mas que acham que ele já não é mais diferente e original. Esse nome é totalmente desconhecido em países lusófonos. A realidade em países de língua inglesa é bem diferente: Savannah está no top 100 dos Estados Unidos, Nova Zelância, Austrália e Canadá.

A terminação –ana é bem familiar aos ouvidos das pessoas nascidas em países de língua portuguesa, havendo uma lista imensa de nomes com esse final, inclusive entre os mais populares de cada década. Assim, tanto em  Portugal quanto no Brasil, esse é definitivamente um ponto positivo para Savannah. A sonoridade equilibrada, a popularidade diminuta e a “pegada” hippie são pontos a favor desse nome.

A terminação pronunciada -ana é bem familiar aos nossos ouvidos tendo imensos nomes com o mesmo final, no top 100 tanto em Portugal como no Brasil e pode ser um ponto a mais para ele. Sua sonoridade equilibrada e sua popularidade pequena nos países lusófonos também são bônus para este nome.

Para aquelas pessoas que amam nomes estrangeiros – vide Stephanie, Jessica, Jennifer, Kelly, etc. – Savannah tem vários motivos para galgar pontos no conceito. Para aqueles que gostaram do nome, mas tem algo contra nomes estrangeiros, a opção Savana também é válida.



 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário