terça-feira, 1 de março de 2016

Ravel

.

Os nomes terminados em –el são bastante comuns no Brasil, especialmente os bíblicos (Miguel, Rafael, Gabriel). Há uma infinidade de nomes com essa terminação, portanto, é de se imaginar que tais nomes – salvo quando as iniciais são muito estranhas – são bem aceitos entre os brasileiros.

Assim, com a ressalva de que originalmente ele é um sobrenome e não um nome próprio, não há maiores problemas com o uso de Ravel no Brasil. Porém, há quem defenda que o suo de sobrenomes como nome próprio é pouco legítimo.

E de fato, Ravel tem origem na França medieval, como um nome de família, ou sobrenome, se assim preferir. Tais famílias viviam no sul da França, em Drome, Provença. O sobrenome teria origem no latim “rebellis”, segundo o Behind The Name, que significa “rebelde”. A intenção era descrever o lugar onde se escondiam ou se abrigavam rebeldes.

Já o Wikitionary francês diz que Ravel vem do francês antigo “ravel” (tensão), sendo que os textos dão como o primeiro representante do sobrenome o senhor Bernard Revel, em 1171, oficial de justiça de Clermont e Pont-du-Château.


Sobrenomes não eram obrigatórios até uma determinada época, então era comum usar o nome do lugar de onde a pessoa veio, para identifica-las. Ravel também possui outras variantes (** Rabel, Rabl, Rableau, Raveau, Rabeau, Revel), por causa de dialetos locais.

Ravel é um nome incomum por aqui, já que em 2015, segundo dados da Arpen/SP, há apenas 1 registro desse nome. Acredito que já tivemos mais registros no passado, já que não é tão difícil achar rapazes e crianças com o nome Ravel. Consultando o Google ou Facebook encontramos vários brasileiros e também outros de países da América Latina. Entretanto, não chega a ser comum ou trivial.

Como referências, podemos usar os atores brasileiros Ravel Andrade (**ele atuou na novela Império e também atuou no cinema no longa "Não pare na pista - A melhor história de Paulo Coelho", onde interpreta o próprio escritor, quando jovem) e Ravel Cabral (**O Cardoso da novela Império); também o jogador de futebol inglês, Ravel Morrison (**Atualmente joga como meia no Società Sportiva Lazio);

Referências:

Ravel. O Blog dos Nomes.
Ravel. Behind The Name.
Ravel. Wikipédia. 


.

Um comentário: