quarta-feira, 20 de abril de 2016

Abiel


Abiel é um nome masculino de origem hebraica, como a grande maioria dos nomes terminados em –el, que são bem familiares a todos os brasileiros. O significado de Abiel é “meu pai é o Senhor” ou ainda “Deus é meu pai”.

Foi um nome bíblico usado pelos puritanos nos Estados Unidos, e usado após a Reforma Protestante na Inglaterra, mas extremamente raro. Não aparece em nenhum ranking inglês ou americano, e não temos dados sobre seu uso em outros países.

Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP, foi registrado apenas um menino chamado Abiel. O nome ainda é bastante subestimado, mas talvez com o gosto crescente por nomes bíblicos ou com significados que remetam para a religião, aliado à busca por nomes curtos e simples, somando à popularidade crescente de Gael, é possível que Abiel venha a ser mais considerado.

Como personagem bíblico, ele é citado no Velho Testamento como sendo o nome do avô de Saul. Em hebraico, é grafado Avi’el. A mim, pelo menos, parece um pouco melhor que Biel ou Abel. Além disso, ele é bem mais fresco e original do que os outros citados.

No Think Baby Names, são apresentadas uma série de variantes, entre elas Abiell, Abyel, Abyell, Ahbiel e Aviel. Fora a última, acho todas as outras pouco recomendáveis em língua portuguesa.

Referências:

Supondo que se use Abiel como sobrenome ou segundo nome, temos: Cristina Abiel, é uma cantora gospel brasileira; Existe um grupo de música gospel chamado Grupo Abiel, e também um cantor chamado Carlos Abiel, que é um artista de Florianópolis/SC;

Abiel Foster, era um clérigo americano e estadista de Canterbury, New Hampshire.

Abiel Abbot Low foi um americano empreendedor, empresário, comerciante e filantropo que ganhou a maioria de sua fortuna com o comércio com a China, a partir da importação de chás, porcelanas, de seda e de construção e operação de uma frota de veleiros respeitáveis.

Abiel Smith, um filantropo branco que deixou dinheiro em seu testamento para a cidade de Boston para a educação das crianças negras.

Abiel Chandler (1777-1851), comerciante em Boston, Massachusetts.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário