quarta-feira, 20 de abril de 2016

Magda



Magda pode ser tido como um nome geográfico, já que remete para a cidade de Magdala, que existiu na Palestina na época do Novo Testamento, situada, segundo consta, junto às margens do Mar da Galileia, por isso conhecida como “Magdala dos peixes” (Magdala Nunayya). Em hebraico, Magdala é a palavra para designar “torre” e presume-se que tenha sido a cidade de Maria Madalena, originalmente Magalene.

Nesse sentido, Magda é um diminutivo de Magdalena. Embora reconhecido facilmente, Magda nunca foi popular no Brasil. A personagem da Claudia Ortiz no programa de humor Sai de Baixo, com aqueles bordões como “Cala boca, Magda!” dito por seu marido, com certeza não ajudaram muito para que o nome pudesse ser mais apreciado.

Em Portugal, Magda teve 14 registros em 2014. Não é muito, mas provavelmente, é mais do que existiu no Brasil inteiro.

Magda é um nome relativamente utilizado noutros países, como Suécia, Croácia, Holanda, Alemanha e Noruega, daí que o critério de ser internacional esteja cumprido.


É forte, tem uma sonoridade imponente e praticamente exclusiva no universo onomástico português e brasileiro. Como referências temos Magda Gabor, socialite norte-americana dos anos 50, as cantoras de ópera Magda László e Magda Olivero, várias atletas e atrizes, mulheres das artes e do desporto. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário