segunda-feira, 18 de abril de 2016

Abimael


.

Abimael é um nome hebraico masculino e significa “meu pai é Deus”. No Antigo Testamento, ele é citado brevemente com um descendente de Shem, o nono de treze filhos de Joctã. Em hebraico é grafado Avima’el.

Pessoalmente, acho um nome bíblico incomum e adorável. Lembra Abel, mas ao mesmo tempo é mais longo e mais forte. Soa agradável e não tem uma sonoridade dura ou áspera. A terminação –el é bastante comum entre os nomes mais apreciados pelos brasileiros e por isso, Abimael tem potencial para ser mais usado.

As letras iniciais também estão em Abel e Abner, que são mais conhecidos da população brasileira. Entretanto, nos países de língua portuguesa, Abimael é subestimado, sendo que há apenas 3 registros em São Paulo no ano de 2015, conforme a lista de 2015, e não consta nenhum registro na lista anterior.

Pode ser um nome interessante tanto para o uso como primeiro elemento ou como segundo elemento em um composto, especialmente por que a terminação "el" torna fácil combinar nomes. Acredito que não seja um nome infantilizado, daqueles que não ficam bem em adultos ou pessoas mais velhas, nem tampouco um nome pesado demais, daqueles que parece que a criança já nasce com 90 anos. 


As referências notáveis de Abimael são difíceis de ser encontradas. Vasculhando o Google e o Facebook, encontramos vários homens jovens e de meia idade com esse nome, mas como pessoas com feitos grandiosos encontrei apenas o peruano Abimael Gusmán, líder do Sendero Luminoso durante a insurgência maoísta que caracterizou um conflito interno no Peru. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário