segunda-feira, 18 de abril de 2016

Naiara & Nayara



.

Naiara & Nayara sempre me pareceram ter uma vibe indígena. Até pouco tempo atrás, imaginava que se tratasse de um nome indígena, de origem tupi-guarani, e acho que o culpado por esse meu engano é Mayara, que é de origem indígena e, convenhamos, extremamente parecido.

Porém, o Behind The Name nos diz que Naiara & Nayara nada tem a ver com o tupi-guarani ou com qualquer povo indígena brasileiro.

Ele seria de origem basca, a partir do nome basco da cidade espanhola de Nájera, que é árabe na origem. No século 12, supõe-se que houve uma aparição relatada da Virgem Maria em uma das cavernas nas proximidades de Nájera, o que teria impulsionado o uso do nome.

Segundo a Wikipédia espanhola, o nome da cidade viria do árabe Naxara, que quer dizer “lugar entre as rochas”, em referência ao lugar onde um castelo foi construído, em cima das rochas. O rio local foi chamado de Nalia Naxarilla.

Durante essas pesquisas etimológicas de nomes próprios, é possível perceber que nomes bascos têm uma aura mística em torno deles, muito mais do que qualquer outra origem.

Naiara & Nayara, de acordo com o Behind The Name , são duas versões do nome bastante populares na Espanha, Catalunha e a região da Galícia. Isso é curioso pois, pesquisando a Wikipédia Espanhola, a única representante desse nome que encontrei foi Nayara Correa Dos Santos, uma ex-jogadora de futebol brasileira naturalizada espanhola.

No Brasil, Nayara tem 192 registros na lista oficial do estado de São Paulo em 2014 (de acordo com a Arpen/SP) enquanto Naiara tem 34. Obviamente, a grafia preferida dos brasileiros é a com “y”.

Já em Portugal, Naiara teve 49 registros, além dos compostos Naiara Filipa (6), Naiara Sofia (3), Naiara Beatriz (2), Naiara Joana (1), Naiara Raissa (1), Naiara Daniela (1), entre outros. Parece ser um nome razoavelmente usado em Portugal, considerando que é uma sociedade bastante fechada em torno de nomes tradicionais. A grafia Nayara, em Portugal, obteve 17 registros, e também esteve presente em alguns compostos.  

Acredito que esse seja um nome interessante para ser usado hoje em dia em bebês nascidos agora, visto que não está tão popular quanto outros, e a sonoridade é a agradável. Além disso, não é estranho aos nossos ouvidos e a grafia é simples. Não geraria confusão e nem traria constrangimentos para sua portadora. 

13 comentários:

  1. Sou Naiara e gostei da postagem ��

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Naiara . Gostei muito do que li .

    ResponderExcluir
  3. Interessante gostei tbm! Me chamo Naiara!

    ResponderExcluir
  4. Sou Naiara, e tenho um livro bem antigo que diz que meu nome é grego, e significa aquela que comanda. Minha mãe o escolheu com base nesse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é , minha mãe também escolheu eu nome por ser grego .

      Excluir
  5. Me chamo Naiara também, considero meu nome de origem espanhola e grega pois é o que eu mais vi.. Gostei da reportagem <3

    ResponderExcluir
  6. Também Sou Naiara e gostei da leitura

    ResponderExcluir
  7. Eita mas tem muita Naiara meu segundo nome É naiara 😅🤣

    ResponderExcluir
  8. Verdade, sou Naiara tenho 38 anos. Comecei a encontar outras pessoas com o mesmo nome partir de 2002.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado rsrs fiquei curiosa pra saber qual o significado do meu nome,rsrs,mais vi q a maioria é Nayara ou Naiara normal.
    Mais o meu pelo o q vi não tem entre eles q é Nayhara com H no meio,onde creio q tem algo diferente ai? Alguém de vcs pode me explicar o pq? Já q não encontro meu nome nem entre os indígenas onde tenho sangue,nem entre os negros e nem os balbinos, q são tudo da minha linhagem.

    ResponderExcluir