quarta-feira, 27 de abril de 2016

Adoración



Adoración é um nome espanhol, de forte carga religiosa. É um nome literal na língua espanhola, significando “adoração”, referindo-se ao caso conhecido na tradição cristã por “Adoração dos Magos”, quando os três reis magos apresentaram presentes ao menino Jesus e o adoraram.

Há as seguintes variantes em outras línguas: Adoració (catalão), Gurtasun (basco), Adoration (francês), Adoration (inglês), Adorazione (italiano), Adoratio (latim), Adoração (português).

Um diminutivo possível, e devo dizer, bem mais simpático, é Adora. Se por algum motivo os pais desejam usar um nome religioso, e optam por Adoración, sempre poderão usar como forma curta Adora, que é fofinho e moderno (apesar de ser um verbo conjugado).

Contendo o elemento –adora, só temos registros de várias grafias de Isadora. Não há nenhum sinal de Adoración nas listas brasileiras disponíveis.

Geralmente gosto bastante de nomes espanhóis, pois a cadência da língua espanhola é contagiante. Entretanto, tenho uma grande reserva com nomes demasiadamente religiosos, e Adoración é um deles. Não acho que dê para usar “Adoração”, embora há muito tempo atrás fosse possível encontrar Maria da Adoração como nome composto.

A adoração, em ambiente religioso, quer dizer o culto à determinada divindade. Pode ser exemplificado como “adoração” de ídolos, por exemplo, como está especificado no Antigo Testamento, antes da religião monoteísta se consolidar entre os hebraicos. Ou pode referir-se à adoração à Maria, à Jesus, à Deus ou a qualquer ícone religioso existente.

Uma variação bem mais simpática é Adorabelle, que é a mistura do elemento Adora com o popular sufixo feminino –bella. Além de ficar mais feminino, menos ligado à religião, ainda mantém sutilmente o mesmo significado: “uma bela adoração”.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário