quarta-feira, 27 de abril de 2016

Luma e Luigi: os nomes dos filhos de César Filho e Elaine Mickely

.


Preciso dizer que eu tenho um pouco de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) com nomes de irmãos começados pela mesma inicial. Já falei aqui que nomes de irmãos combinarem ou não combinarem não deve ser o principal critério de escolha dos pais, afinal, não precisa combinar, e ao mesmo tempo, se os pais amam um nome com a mesma letra (coincidentemente), não precisam fugir dele como o diabo foge da cruz.

Então, ao me deparar com os nomes do casal de filhos do apresentador César Filho e da atriz Elaine Mickely, é impossível evitar aquele tique nervoso: Mas os dois começam com L? Adjetivos como “par de jarros” e “dupla sertaneja” automaticamente preenchem meu cérebro. Mas estou tentando superar esse meu TOC, portanto, logo expulso da cabeça e tento prestar atenção no conjunto.

E sim, com meu cérebro livre do TOC das iniciais iguais, consigo ver que são dois ótimos nomes! Luigi é um nome italiano, uma variante de Luís, em breve será abordado na íntegra pelo Blog. Já Luma, parece mais um apelido, e é bem difícil de precisar a origem e o significado.

Luigi é uma variação de Luís, a partir da mesma raiz em Chlodovech, que significa, basicamente, guerreiro glorioso, a partir da junção dos elementos "hlot, hlut" (famoso, ilustre, célebre) e wig (guerreiro). O ator Luigi Baricelli é um representante do nome bem conhecido em todo o Brasil, famoso por vários papeis na TV brasileira. É um nome italiano um pouco mais complicado pois a pronúncia não é com g e sim com "d": "Luidi". Ele ficou muito conhecido em todo o mundo através do jogo de vídeo game (da década de 80) Super Mário Bross, que virou série de desenho animado. Luigi era o irmão do Mário, e até hoje esse personagem não perdeu a influência.

Em São Paulo (Arpen/2015) foram registrados 224 meninos chamados Luigi: não chega a ser popular, mas é bem expressiva a quantidade de registros. Uma coincidência cósmica fez com que Luigi tivesse o mesmo número de registros na lista do ano anterior. Então, em 2014 e 2015 ele se manteve com 224 registros.

Luma é um nome que, apesar de curtinho e moderno, dá um trabalho danado para destrinchar a origem e o significado. O Dicionário de Nomes Próprios é um site brasileiro que fala que Luma é uma variante de Luna, mas está total e completamente errado. 

Mas vamos dar crédito ao site, que pelo menos tentou pesquisar: na alternativa 1) é possível que derive da palavra “lumo”, em esperanto, que significa “luminoso”; 2) Ou também, da palavra “idazLuma”, que quer dizer “caneta-tinteiro” em basco; Apesar de ambos serem igualmente improváveis, valeu a tentativa.

Assim sendo, temos que dizer aos pretensos pais de uma Luma, que a origem desse nome é bastante incerta. Embora Luma seja um gênero botânico da família Myrtaceae, e também uma aldeia de Samoa Americana, é bem complicado dizer com certeza categórica qual é seu significado e origem.

Luma é um bom, nome, simples, identificável, não tem duas ou mais grafias, tem boa sonoridade, e o mais importante: não é um simples apelido/diminutivo, é um nome de verdade. A Shamaim, moderadora do fórum “Ideias, Dúvidas e Palpites de Nomes”, do BabyCenter Brasil e colabora do Por Trás do Nome esclareceu em um dos tópicos o significado de Luma através das suas pesquisas:

Luma é um nome legítimo sim, embora muito raro - é usado em árabe, e num único site encontrei o significado como "pôr do sol", mas não tenho como corroborar essa alegação, pode estar totalmente errada (até porque encontrei a mesma palavra no título de uma gramática árabe, sendo bem criativa na pesquisa). Luma também é uma medida do brilho (claridade) de uma imagem, e, em romeno, o substantivo simples "Luma" quer dizer "mundo"”. (Ideias, Duvidas e Palpites de Nomes)

Luma possui apenas 63 registros na lista da Arpen/SP de 2015 (correspondente ao estado de São Paulo). Em 2014, o número tinha sido de 61 registros.

Olhando assim, os nomes que o apresentador César Filho e sua esposa Elaine escolheram são bem originais, ambos são pouco usados no Brasil, mas facilmente reconhecíveis, pela familiaridade que já tem entre os brasileiros. Exceto pela inicial idêntica, de resto, César Filho foi muito feliz nas escolhas. Luma e Luigi formaram um bom par para irmãos.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário