sábado, 2 de abril de 2016

Atlanta

.
Atlanta pode ser enquadrado na categoria de nomes mitológicos, de nomes gregos e de nomes geográficos. Geográfico, por que temos a cidade no estado americano da Geórgia nomeada como Atlanta, que possivelmente foi uma forma de encurtar a palavra Atlântida, acredita-se, a partir do Oceano Atlântico. Mitológico por que Atlanta vem de Atlas, o titã gigante que sustenta o peso do céu sobre suas costas, na mitologia grega.

Ainda, pode ser uma forma curta de Atalanta, que origina-se do grego Αταλαντη (Atalante) que significa "igual em peso", derivado de αταλαντος (atalantos), uma palavra relacionada com ταλαντον (talanton) que significa "uma escala, um equilíbrio". 

Na mitologia grega, Atlanta era uma donzela de pés rápidos que se recusou a casar-se com alguém que não podia vencê-la em uma corrida. Ela acabou sendo derrotada por Hippomenes, que jogou três maças de ouro durante uma corrida fazendo-a parar para apanhá-las. Ele foi trapaceiro e ela, burra.

Como seu pai queria apenas filhos homens, Atalanta foi abandonada no monte Partênio logo após o nascimento, tendo sido alimentada por uma ursa e depois recolhida e criada por caçadores. Tornou-se também caçadora, protegida por Ártemis. Muito ágil, era tão rápida "que poderia competir com os deuses Hermes e Íris", os deuses mais rápidos.

Atlanta é um nome muito raro, nunca esteve entre os 1000 mais populares nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, Geórgia e Savannah já são populares, mas Atlanta entra apenas em listas, mapas e dicionários de nomes para bebês. 

Apelidos: 

Lani, Lant, Lanta, Lanty, Atlant.

Cultura popular:
  • Atlanta é a capital da Geórgia, EUA;
  • Atlanta é uma personagem no programa de TV infantil: Academia de Titãs;
  • Atlanta é a personagem principal do livro ''Quiver'' de Stephanie Spinner baseado na lenda mítica;
  • Na mitologia: a caçadora virgem, sem vontade de se casar, e amada pelo herói Meleager, possivelmente filha de Íaso, Mênalo, ou ainda de Esqueneu. Da Beócia, ou uma princesa arcadiana, abandonada por não ser um menino. 
Pessoas famosas:

Referências: 

Atlanta. O Blog dos Nomes.

Atlanta. Wikipedia.

Atlanta. Behind The Name.

Atalanta. Behind The Name. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário