quarta-feira, 27 de abril de 2016

Betina, Bettina & Bettine





Betina é a forma portuguesa de Bettina, que é alemã e italiana, e é a sua única variante, e tem duas hipóteses de significado: primeiro, pode vir do alemão Bettina que é um diminutivo de Elisabeth (Meu Deus é um Juramento, em Hebraico), ou segundo, pode vir do italiano Bettina, que é um diminutivo de Benedetta (bendita, abençoada, do latim).

Na Wikipédia Italiana, que tem informações bem detalhadas sobre os nomes em uso na Itália, diz que Bettina é diminutivo de Betta, que é diminutivo de Benedetta ou ainda de Elisabetta. Seria então, “um diminutivo do diminutivo”, apresentando além dessas, a variante Bettine.

Com ambas as probabilidades, podemos constatar duas coisas: primeiro que com certeza é um diminutivo que agora é usado como nome; segundo que ambos os significados tem a ver com Deus e com a religião cristã.

Elegante, com número de letras, grafia e sonoridade “na medida”, ótimo para ser usado em compostos. Ficou em evidência no Brasil na novela teen Malhação, na 12ª temporada (2005), onde teve uma protagonista chamada Betina Sorrento (interpretada pela atriz Fernanda Vasconcellos). Atualmente, não está no ranking dos 100 nomes mais usados do BabyCenterBrasil, mas já esteve: Figurou na posição 98 no ano de 2011. 

No estado de São Paulo, de acordo com a Arpen/SP (2014), teve 85 registros de Betina e 14 com a grafia Bettina.

Em Portugal é mais incomum ainda, e não teve nenhum registro nem com a grafia simples nem com a original. Nos outros países do mundo, também não denota muita popularidade em nenhum ranking.
Personalidades famosas:

Bettina Carlos – atriz de Filipinas;
Betina Ocampo – estilista de Filipinas;
Betina Krahn – escritora americana;
Bettina Zimmermann – atriz alemã;
Bettina von Arnim, escritora alemã;
Bettina Bunge, jogadora de tênis alemão;
Bettina Giovannini, atriz italiana;
Bettina Hoffmann, musicóloga ítalo-alemã;
Bettina Köster, cantora e saxofonista alemã;
Bettina Moissi, atriz alemã;
Bettina Spier, atriz alemã;
Bettine Jahn, atleta alemã;
Bettine Vriesekoop (nome verdadeiro Humbertine Petronella Maria), jogadora de tênis holandesa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário