sexta-feira, 1 de abril de 2016

Jonas

.
Eu confesso que nunca tinha parado para pensar no nome Jonas, até que uma das nossas colegas e colaboradoras do grupo Idéias, Dúvidas e Palpites de Nomes usou-o para nomear seu filho. Evidentemente, eu achei a escolha originalíssima e bem sucedida, ainda mais por que o nome Jonas tem um bônus gigantesco: o significado perfeito.

Jonas é a forma sueca, norueguesa, dinamarquesa, alemã e holandesa – e pelo visto portuguesa - de Jonah, a partir da forma grega Ιωνας (Ionas), derivado do nome hebraico יוֹנָה (Yonah), que significa “pomba”. Um dos significados mais bonitos e simbólicos que conheço!

Na Bíblia, Jonas foi o profeta engolido por um peixe, como está escrito no Velho Testamento. Ele saiu vivo de dentro do peixe três dias depois, pois assim que se arrependeu de suas ações, o Senhor ordenou que ele fosse expelido. Sua história era muito popular na Idade Média, mas o nome não se tornou comum até a Reforma Protestante.

Este era o nome de um profeta engolido por um peixe, como disse no Livro Velho Testamento de Jonas. Ele surgiu a partir do peixe vivo três dias depois. Sua história era popular na Idade Média, mas o nome não se tornou comum até depois da Reforma Protestante.

Outras línguas: Yunus (em árabe), Ionas (grego bíblico), Yonah (Hebraico Bíblico), Iona, Ionas (Bíblico Latina), Jonas (Checo), Jonas (dinamarquês), Jonas (holandês), Giona (italiano), Joona, Joonas (finlandês), Iona (Geórgia), Jonas (alemão), Yonah (hebraico), Jonas (islandês), Jonas (norueguês), Iona (russo), Jonas (eslovaco), Jonas (sueco), Yunus (turco).

Além do personagem bíblico, podemos citar ainda:

Jonas Alstromer, empresário sueco
Jonas Biliunas, poeta e escritor lituano
Jonas Furrer, advogado e jurista suíço
Jonas Kaufmann, tenor suíço nascido na Alemanha
Jonas Lie, escritor norueguês
Jonas Mačiulis, nome real Maironis, poeta e sacerdote lituano
Jonas Offrell, padre e inventor sueco
Jonas Salk, médico e cientista norte-americano

Em São Paulo, no ano de 2014, foram registrados 261 Jonas. É um nome em pouco uso, e além dessa vantagem, abre pouquíssima margem para estropiação. 




.

Um comentário: