domingo, 3 de abril de 2016

León

.


León é um nome com significado bem óbvio e bem literal, já que significa “leão” em espanhol. Assim, é basicamente isso: significa leão e pronto. Foram registrados 3 meninos chamados León em SP (estado) no ano de 2015 (Arpen/SP). Além disso forma 35 registros de Leon, sem acento, que para mim, não tem a mesma graça, o que é curioso, pois a pronúncia é exatamente a mesma.

Tecnicamente falando, o leão é um mamífero de porte grande, carnívoro, da família dos felídeos, sendo o macho dotado de amplas jubas, e hoje, habita apenas as savanas da África, mas já existiu no passado no Oriente Próximo e na Europa. A longevidade máxima de um leão é de 40 anos, e ele ataca preferencialmente à noite, animais como zebras, antílopes e girafas. Sempre foi feita analogia da figura do “leão” com a figura do homem valente, forte e corajoso.

O leão é um animal que tem simbologia muito importante em diferentes culturas. Para começar, é um dos signos do Zodíaco, especificamente o 5º, um signo de fogo. Então, pode bem ser cogitado a um menino que nasce nos dias regidos pelo signo de leão.

Uma das primeiras representações que resgatamos quando falamos do leão é a questão do “rei da selva” ou “rei dos animais”, e por esse motivo, o leão tem sido usado como símbolo por famílias reais, em seus brasões e bandeiras.

Os leões são representados desde o Paleolítico, e ao longo da história encontramos vários Leões importantes em cada cultura: O leão de Nemeia (Grécia e Roma), na Mesopotâmia, como o leão  babilônico; É lá inclusive que Daniel foi lançado à cova dos leões e não ter sido morto; Nos textos do Hinduísmo, existe o Narasimha (Homem leão ), encarnação de Vishnu, metade leão , metade homem. Está presente em inúmeras bandeiras e brasoes em toda a África e Europa: cingaleses, indianos, povos do Sri Lanka, adotaram o leão como símbolo.

Mesmo citando várias páginas sobre a ligação do leão com a simbologia dos povos, ainda seria pouco para o tamanho de sua importância na representação da força, coragem e ousadia. Assim, não é de se admirar que vários nomes com o significado “Leão” tenham sido tão apreciados, ou até mesmo Leão, assim mesmo, literal, tenha sido usado em português.

Assim, León pode agradar a muitos públicos. Ele é internacional, facilmente reconhecível – a palavra para leão, em inglês, por exemplo, é “lion”, aliás, também usada como nome próprio. León encontra-se no top 20 da Croácia, Áustria, Noruega, e top 40 da Bélgica, Eslovênia, Polônia e Suécia. Pode ser uma alternativa à Leonardo, para quem o acha datado e pouco moderno.

Como referências, entre muitas, podemos falar em Leon de Esparta, foi rei da cidade grega de Esparta de 590 a.C. até 560 a.C e Leon Trotsky (nascido Lev Davidovich Bronstein) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique;

Referências:

León. O Blog dos Nomes.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário