segunda-feira, 4 de abril de 2016

Naim

.

Naim não é um nome cuja origem e significado sejam óbvios e consensuais. Alguns acreditam que o nome deriva do árabe e significa “contente”, enquanto outros acreditam que o nome é de origem turca e significa “tranqüilo, a vontade”. Terceiros ainda defendem que o nome viria do escocês e significaria “rio com amieiros”, sendo amieiros as árvores mais comumente vistas nas paisagens portuguesas e nos Andes.

Embora tenha essas três possibilidades, o que torna difícil de estabelecer um significado definitivo para o nome Naim, as três hipóteses são bonitas e não tem nenhum problema de “significado ruim”. Por isso, quem realmente gosta do nome Naim pode facilmente ignorar o fato do significado não ser preciso.

Naim, quanto à sua terminação, é um nome masculino muito raro. Une duas características que hoje em dia tem sido muito procuradas pelas pessoas na hora de escolher um nome: a terminação –im e o número reduzido de letrinhas. No primeiro aspecto, pode observar-se a subida nos nascimentos de Joaquim e Benjamim e alguma preferência surgindo por Martim, nomes que tem a mesma terminação.

Os nomes curtos também são bastante procurados, de modo que Naim poderia ser um nome a ser considerado por pessoas que gostam de Noah e Theo, por exemplo. Sua sonoridade é leve, como o nome Liam, por exemplo.


Naim é um nome comum em países árabes – isso nos leva a crer, talvez, que o primeiro significado esteja correto – e existem algumas pessoas que podem ser citadas como referência, como por exemplo: Naim Frasheri, poeta albanês; Naim Talu, primeiro ministro da Turquia; Naim Kattan, canadense escritor de novelas com ascendência iraquiana; Naim Maloku, político kosovar.

Referências:

Naim. O Blog dos Nomes.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário