domingo, 24 de abril de 2016

Naia

.


É curioso por que esse é o apelido da minha madrinha, que se chama Nair. Então sempre foi chamada de Naia: um caso em que o apelido é mais bonito e sonoro que o nome. Como sempre o tive como apelido, foi uma surpresa quando o vi escrito pela Luinara Menezes, no Blog dos Nomes. Sendo incomum, já é um ponto a favor, apesar de ter essa aura de “nome/apelido”.


Naia é um nome de origem basca e significa “onda” ou “espuma do mar”. Bem, além da exclusividade do nome, ainda tem um significado maravilhoso. Um nome curto, como muitos os que estão entrando na moda agora, e que representa uma conexão fortíssima com a natureza, como tantos os que tem agradado os brasileiros nas últimas décadas.


Sem dúvida, é bem moderninho e despojado. Não pode parecer estranho ao ouvido de ninguém, pois se parece com outros nomes bem conhecidos, como Maya, Laila e já vi sendo usado como apelido para Naiara/Nayara.


Sendo curtinho, Naia pode ser uma boa alternativa para um nome composto/ middle name. Naia está no ranking de seu país de origem e encontra-se no top 50 espanhol e catalão.


Essa, enfim, é uma boa escolha para quem quer sair do óbvio, usar um nome curtinho e simples, com ligação com a natureza. Minha única objeção a ele é ter vogal demais e consoante de menos. Mas fora isso, considero um ótimo nome e gostaria muito de ver uma pequena Naia circulando por aí.



.

4 comentários:

  1. Vi um documentário, em que a mãe de uma menina chamada Naia, disse que em havaiano significa golfinho e em grego ninfa das aguas.

    ResponderExcluir
  2. Também de origem brasileira (indigena) Flor das Águas, da lenda da Vitória Régia. Amo meu nome 🥰

    ResponderExcluir
  3. O nome da minha filha vai ser Naia... onda, espuma do mar, corrente de água. Belo significado entao esse vai ser o nome da pequena que está pra chegar.

    ResponderExcluir