domingo, 24 de abril de 2016

Roque

Roque Arrais, modelo.


Bem, Roque está longe, mas muito longe de ser a minha versão predileta desse nome. Obviamente, minha versão favorita é Rocco  , e mais óbvio ainda que se trata de uma versão difícil de usar.

É um nome de origem germânica, que provavelmente formou-se a partir dos elementos Hraban (corvo, um animal sagrado nas tribos germânicas) e hroth (glória). O Behind The Name, por sua vez, diz que Roque origina-se do termo germânico hrok, que significa “repouso”. Na questão de fonética, fica extremamente parecido com a palavra “rock”, ou seja, “rocha”, e também lembra imediatamente o estilo musical (o que não configura em obstáculo para seu uso, caso se goste do nome).

Como variantes podemos listar Rochus (germânico antigo), Roc (catalão), Roko (croata), Rochus (holandês), Rocky (inglês), Roch (francês), Rokus (frísio), Rok (esloveno), Rokas (lituano), Rókus (húngaro).

Roque deve sua propagação, nessa e em outras variantes, à devoção à São Roque, um peregrino que viveu por volta de 1300 d. C, de origem francesa, e que morreu de peste. É da Itália que vem a minha variante predileta – Rocco   – que veio documentada desde tempos medievais como Rochus, Rocchus, Rocho e Roccho, dando origem à Rocco  , modernamente. Essa variante é difundida por toda a Itália, mas especialmente no sul, mais especificamente na Sicília. Fora do italiano ele é pouco utilizado,  e em português, se torna difícil por causa da semelhança fonética com a palavra “rouco”.

Mesmo o nome Roque tem sido esquecido de modo sistemático no Brasil. A maioria dos homens chamados Roque está na meia idade, e acredito eu, o nome tenha se tornado bastante caricato com a influência da novela Roque Santeiro, exibida na Globo em 1986 e reprisada algumas vezes mais tarde. O nome ficou demasiadamente ligado ao personagem, datado e associado à gerações passadas.

Roque Alfaro, Jogador argentino;
Roque Baños, compositor espanhol;
Roque Dalton, poeta, jornalista e revolucionário salvadorenho.
Roque Ditro, jogador argentino.
Roque González de Santa Cruz, padre jesuíta e santo paraguaio.
Roque González Garza, político mexicano
Roque Júnior, jogador brasileiro.
Roque Sáenz Peña, político argentino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário