terça-feira, 19 de abril de 2016

Valentina: nome da filha de Ceará e Mirella Santos




O nome da filha de Ceará (Humorista) e de Mirella Santos (ex-bailarina do Faustão) é Valentina. Esse nome já foi abordado no nosso blog aqui e aqui, um texto da Yasmim Paiva e outro meu. Valentina, na verdade, é uma escolha bem óbvias para os dias de hoje. Valentina origina-se a partir do cognome romano Valentinus, que em si foi a partir do nome Valens que significa "forte, vigorosa, saudável", em latim.

É um nome que soa bem, e que tem um significado muito legal, mas que tem uma popularidade absurda nos últimos dez anos. Valentina foi registrado de sul à norte do Brasil em abundância, em exagero, e por isso para mim, perdeu um pouco a graça. Há 20 anos atrás, Valentina era um nome impensável, mas foi usado pela atriz Carolina Ferraz para sua primeira filha.

Hoje em dia, além de se manter estável a anos no ranking do BabyCenter, podemos ter uma medida da quantia de Valentinas que nascem no Brasil observando o Ranking da Arpen/SP, onde consta que em São Paulo, no ano de 2015, nasceram nada mais nada menos que 4862 meninas com esse nome (contra 3239 no ano de 2014, uma subida de mais de 1600 registros). Isso APENAS em São Paulo *um dos 27 estados brasileiros, e isso APENAS em 2015, um dos muitos anos em que Valentina figura no top 100.

Agora vocês entendem por que eu disse que Valentina é uma escolha sonolentamente óbvia por parte desses famosos: a filha deles leva o mesmo nome que milhares de brasileirinhas que nascem todos os dias. Perdeu a graça, completamente.

Conforme pesquisa feita nos comentários dos tópicos nos fóruns públicos do Baby Center, algumas pessoas podem considerá-lo sem delicadeza e feminilidade. No entanto, ele pode ser forte sem ser masculinizado, não deixando de ter seu charme feminino, apesar das características potentes. Para aquelas pessoas que procuram um nome extremamente delicado talvez ele possa parecer bruto. Mas é perfeito para aquelas pessoas que buscam nomes com presença forte, afinal, ser feminina não significa ser “cor-de-rosa” o tempo todo, uma pitada de ousadia sempre faz bem.




.

2 comentários:

  1. Uma mamãe contou que na creche da tia eram 11 Valentinas!
    Angelina, Catarina, Melina, Corina, Verônica, Viviana, Verena, Veridiana, Teodora, Martina, Clarissa, Emelina/e, Emiliana, Guilhermina, Domênica, Angélica, Teresa, Susana, Albertine, Mazarine... são algumas das sugestões que eu daria para quem curte o tamanho e a imponência do nome, mas procura algo mais exclusivo, original.

    ResponderExcluir
  2. Acabarão sendo chamadas pelo sobrenome. Acontece muito em turminhas da educação infantil onde Julias, Lauras, Luísas, Valentinas, Isabelas e Manuelas são abundantes, assim como Davi, Miguel, Arthur e Mateus para menino, entre outros. Acaba que são conhecidos por apelidos ou por sobrenome.

    ResponderExcluir