segunda-feira, 16 de maio de 2016

Caetano




Foram exatamente 86 registros de Caetano no estado de São Paulo no ano de 2015 (Arpen/SP), um a menos que no ano anterior, quando teve 87. Acredito que Caetano tenha vindo na onda do sucesso de Benjamim, Joaquim, Benício e outros nomes desse estilo. Embora diferentes na origem, eles aparentemente agradam ao mesmo público.

Não é para menos: Caetano é daqueles nomes recuperados de um passado razoavelmente distante, e que ganha uma tonalidade moderna e despojada. É um nome longo, conta com sete letras, e por isso passa a impressão de força e masculinidade, embora não sustente uma sonoridade agressiva.

Caetano é a forma portuguesa de Caietanus, que significa “de Caieta, habitante de Caieta” (agora chamada de Gaeta), uma cidade antiga na Itália, seu nome deriva de Kaiadas, o nome em grego do local onde os prisioneiros eram executados, ou então a partir de Caieta, o nome da enfermeira de Enéias.

Em outros idiomas temos: Kajetán (tcheco), Gaëtan, Gaétan (Francês), Kayetan (Germânico), Cajetan (História), Kajetán (Húngaro), Gaetano (Italiano), Caietanus (Latim), Kajetan (Polonês), Kajetán (eslovaco), Cayetano (espanhol);

É estranho que esse nome nunca tenha sido muito popular no Brasil, visto que temos uma grande personalidade com o nome, Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso), cantor, compositor, produtor e escritor brasileiro, um dos pilares do tropicalismo e considerado um dos maiores artistas brasileiros. Eu não gosto nada de Caetano Veloso, confesso, em termos de música – não faz meu estilo – mas amo o nome e usaria sem problemas.

Talvez a existência do Caetano Veloso inibiu o uso do nome, assim como ninguém usa Fausto por causa do Faustão. Não sei o que pode ter de errado associar o nome Caetano ao cantor, afinal, é um ícone do  mundo artístico. Para quem se preocupa com a associação ao alternativo cantor, pode pensar no São Caetano, que inclusive nomeia um município brasileiro.

São Caetano, na verdade, pode se referir a dois santos: São Caetano de Thiene, um sacerdote católico italiano canonizado em 1671; ou São Caetano Errico, um sacerdote católico e fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Foi beatificado por João Paulo II em 14 de abril de 2002; Geralmente, os municípios e localidades com o nome São Caetano se referem, logicamente, ao primeiro.

Caetano é o nome de 9.417 pessoas segundo o "Nomes no Brasil", do IBGE, abrangendo 1930 a 2000 (CENSO 2010), sendo que ele possui claramente dois picos de registros: um na década de 50 e outro na década de 2000. O estado onde ele é mais frequente é no Rio Grande do Sul e mais raro no Rio Grande do Norte. 

Acredito que Caetano tem todas as características para subir cada vez mais nas listas de registros, pois faz o estilo chique e cool que tanta gente aprecia, e no momento, não está comum. 



.

2 comentários: