domingo, 15 de maio de 2016

Lua

.


Tenho uma queda enorme por nomes literais, especialmente aqueles que remetam ao sobrenatural, mágico, extransensorial. Adoro a lua, seu misticismo, sua influência nas nossas vidas, na ficção, e por isso venho falar sobre o uso de Lua como nome próprio.

A galera passou a registrar Luna com uma freqüência perturbadora. Foram 438 só no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP), enquanto Lua, puro, simples, literal e desnudo teve apenas 21 registros. Há quem opte por derivações para depois chamar pelo apelido “Lua”, o que penso ser o caso de muitas das Luanas, Luaras, Ana Lua/ Analua e Maria Lua/ Marilua.

A Lua (chamada de Luna em latim) era uma deusa romana representada dirigindo uma biga (carro de guerra) puxada por bois ou cavalos. Não é possível dizer que ela seria uma deusa única, já que Diana e Juno são associadas à Lua. A deusa também era conhecida como “Luna mater” (mãe Lua), e Luna Saturni (Lua de Saturno), e seu nome foi pensado a partir do latim “Luo”, ou seja “libertar”.

Como nome próprio, Lua tem seu uso ocasional, mas sempre muito raro.

Lua em outros idiomas:  Moon (inglês), Luna (espanhol e italiano), Lune (francês), Selene (grego), Qamar (árabe), Ay (turco), Jaci (indígena brasileiro), Mond (alemão), Bulan (indonésio), Chan - ព្រះច័ន្ទ (khmer), Chandra - चांद (sânscrito, hindi), Hilargi (basco), Iah (mitologia egípcia), Yareach - יָרֵחַ (hebraico), Lusine - լուսին (armênio), Marama (maori), Zuki - ムーン(japonês), Nguyêt (sino-vietnamita), Mặt Trăng(vietnamita), Sasithorn  ดวงจันทร์ (tailandês).

O nome é muito raro no Brasil, como era de se esperar não se encontra no rankingdo Baby Center Brasil, dos 100 nomes mais registrados de 2014. No estado de SP, foram registradas 18 meninas com o nome Lua no ano passado, e 21 em 2015. Relacionados com a Lua, seja em grafia ou significado, foram registrados: Luan (1321), Luana (830); Luara (207); Luany (47); Luanna (47); Luane (27); Lua (21); Analua (5) + Annalua (1); Luander (2); Luandra (2); Marilua (1); Eluana (1); Lualy (1); Luar (1);  Luanara (1);  Luasmim (1);  Ana Lua (9); Anna Lua (4); Maria Lua (4), Lua Maria (1).

Desses, fiquei impressionada positivamente com a (o) único (a) Luar, que não dá para saber se é masculino ou feminino, mas é bem inovador. Analua e variações não me agradam pelo início (anal-ua), e achei Marilua encantador! Tenho que admitir que quem inventou Luasmim foi bem criativo (mistura de Lua com Yasmin?), mas meus favoritos são Ana Lua (separado) e Maria Lua: a composição de clássico + hippie tem sido infalível.

No Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), diz que Lua é o nome de 2.542 pessoas no Brasil inteiro abrangendo os 70 anos entre 1930 a 2000. O pico de registros é nos anos 2000 e o estado onde os registros foram mais frequentes foi o Rio Grande do Sul. 

Já em Portugal foram registradas 8 em 2014, e 9 em 2015. Mas por lá, a preferência é usar Lua como segundo nome em composições bem mais ousadas.


Personalidade famosa:


Lua Maria Blanco - atriz, cantora, compositora, apresentadora, e ocasionalmente, modelo e diretora de série brasileira.




.

Um comentário: