sexta-feira, 13 de maio de 2016

Lineia

.

A não ser que você more na Suécia, Noruega ou Finlândia, é bem pouco provável que você conheça uma Lineia. Na verdade, ele é bem conhecido nos três países citados, mas totalmente ignorado aqui.

A origem desse nome também é um pouco difícil de compor. Na verdade, foi criado por Carl Von Linné, Carolus Linnaeus em latim, responsável pela reforma do conhecimento botânico, que chamou assim (Linnéa) a sua flor favorita.

Lineia portanto, é um nome de flor atribuído em auto-homenagem a seu descobridor, e assim, ele se junta ao conjunto de nomes de flores que são nomes próprios, como Dália, Margarida, Rosa, etc. Inclusive, a Linnea Borealis é considerada a flor oficial da Suécia;

Não há nenhuma menina registrada em Portugal ou no Brasil que seja do nosso conhecimento, através das listas disponíveis. Assim, esse nome não foi ainda importado dos países onde é popular (Finlância, 29º nome mais usado; Suécia, 9º nome mais usado; Noruega, 7º nome mais usado). A própria flor nos é desconhecida, em geral.

No Brasil, há um livro infantil muito conhecido intitulado Lineia nos jardins de Monet, escrito por Christina Bjork, e traduzido por Ana Maria Machado, onde A personagem principal, Lineia, passeia por jardins inspirados na obra de Monet. Apesar do livro ser trabalhado intensamente na educação infantil, o nome não decolou.





.

5 comentários: