sexta-feira, 13 de maio de 2016

Martim e Inácio: os nomes dos filhos de Dira Paes

Dira Paes e seu filho Inácio. 


A atriz Dira Paes já tinha o pequeno Inácio e agora se tornou mamãe novamente, de outro menino, que ganhou o nome Martim, ambos com o diretor de fotografia Pablo Baião. São duas escolhas relevantes no universo brasileiro. Dira entrou no mundo artístico interpretando uma indígena no filme "A Floresta das Esmeraldas", produzido nos Estados Unidos, e desde então, é uma das atrizes mais aclamadas na dramaturgia brasileira.

Em entrevistas, a atriz contou que recorreu à fertilização in vitro para engravidar de Martim. Ela disse ainda que estava tentando engravidar há quatro anos, e chegou a pensar em adoção caso não conseguisse uma nova gestação. Ela foi mãe pela primeira vez aos 38 anos e agora tem 46.

O seu primeiro filho, Inácio, nasceu em 2008 e tem hoje 7 anos. Inácio já foi abordado nesse post. Esse nome pode ainda ser visto pela maioria das pessoas como um nome muito antigo, mas a verdade é queInácio continua sendo bonito e atemporal. O nome Inácio é derivado de Egnatius, um nome de origem etrusca de significado desconhecido. Mais tarde, alteraram sua  grafia para Ignatius, para que ficasse parecido com a palavra “ignis”, do latim, “fogo”. Uma das personalidades mais conhecidas com este nome é Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são os jesuítas. O seu nome de nascimento era Íñigo López.

Inácio teve 47 registros na lista oficial de nomes registrados em 2015 no estado de São Paulo, e mais 9 registros de Inacio, sem acento, totalizando 56. No ano anterior, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registrados 32 meninos chamados Inácio, e ainda, teve 16 registros de Inacio sem acentuação, num total de 48 registros. 

Martim, seu segundo filho, só teve seu nome definitivamente escolhido depois do nascimento, que ocorreu em outubro do ano passado. Martim, nessa grafia, teve apenas 22 registros no ano de 2015, em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP. Como Dira deu à luz no Rio de Janeiro, nenhum desses 22 é o filho dela. 

O nome já foi abordado no nosso blog aqui. Martim é a forma portuguesa de Martinus. Outro nome relacionado é Martinho. Origina-se no nome romano Martinus, que deriva de Marte, o deus da guerra romano. São Martim ou São Martinho foi um bispo do século IV, que é considerado o padroeiro da França. Segundo a lenda, ele se deparou com um mendigo com muito frio no meio do inverno, rasgou seu manto em dois e deu metade para o mendigo. Seu nome se tornou comum em todo o mundo cristão.

Como é observável, Dira Paes escolheu dois nomes de santos bem conhecidos, Santo Inácio e São Martim, mas não há nenhuma fonte que diga que ela fez isso propositalmente, tendo escolhido com base em devoção.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário