sexta-feira, 6 de maio de 2016

Odessa



Odessa pode ser classificado como nome feminino da categoria geográficos, uma vez que refere-se ao nome de uma cidade ucraniana que fica na costa norte do Mar Negro, conhecida como “a pérola do Mar Negro”. O nome da cidade foi dado por Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia, que se inspirou na Odisséia de Homero. Com certeza foi uma escolha bastante original para nomear uma cidade naquele tempo.

Odessa é um nome absolutamente belo, poderoso, grandioso, há algo de etéreo nele, soa como um ''nome de sereia'', ninfa ou rainha. É incomum, forte e ousado, eu gosto muito e é mais um na minha lista de guilty pleasures.

Odessa, então, pode prover da palavra "odisséia’’, que vem de Odisseu (Odysseus) talvez derivado do grego οδυσσομαι (odyssomai) "odiar". Na lenda grega Odisseu foi um dos heróis gregos que lutaram na Guerra de Tróia – que é também uma variante de Ulisses. No sentido figurado, uma Odisséia é uma viagem cheia de aventuras extraordinarias, que usamos quando queremos nos referir a grandes feitos.

Odisséia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Odisseu, na sua viagem de retorno para “Ítaca’’, após a guerra. Odessa pode ser considerado como a forma feminina de Odisseu (Odysseus). 

Embora raro hoje em dia, Odessa teve mais popularidade nos Estados Unidos no passado, do que você possa imaginar. Na verdade, foi classificado no Top 1000 todos os anos desde 1880 até 1956. Podem ser consideradas variantes: Adesha, Adeshia, Adessa, Adessia, Odessia, Odissa, Odyssa, Odyssia. Por aqui, é extremamente raro: nenhum registro em SP no ano de 2015 (Arpen/SP).

Referências:

  • Odessa Green-Luz, personagem principal de "Odessa Again" por Dana Reinhardt;
  • Odessa Cubbage, personagem secundário no vídeo game "Half-Life 2";
  • Odessa, canção/álbum de Bee Gees;
  • Odessa, canção de Caribou;
  • Odessa, Ucrânia;
  • Odessa, Texas, EUA;
  • Nova Odessa, São Paulo, Brasil.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário