quarta-feira, 11 de maio de 2016

Romina

.



Este é um nome italiano, e o significado é bastante óbvio: sua origem é em Romanus, e quer dizer “romana”. Romina, na língua portuguesa é um nome muito incomum, mas em países de língua espanhola, este nome é bastante popular, especialmente na America Latina. Na Espanha, é familiar, mas não é usado.

No mundo hispânico, é considerado um nome atemporal, como aqui seria considerado Isabel, por exemplo. Levando em conta que há vários nomes com a terminação –ina figurando nos rankings brasileiros, como Valentina, por exemplo, é de se esperar que ele agrade. É claro que as silabas iniciais são bem diferentes e dão outra tonicidade, mas não é um nome que choca pela sonoridade.

Romina é um nome medieval, e bem raro. Quem valoriza o critério exclusividade, certamente não pode ignora-lo, e pode sim passar a compor as listinhas de muitos pais e mães. Ainda mais pela ausência de nomes femininos realmente bons com a letra R, que não sejam nem muito caricatos, nem demasiadamente populares.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 489 pessoas chamadas Romina no Brasil, durante o período da pesquisa. A grande maioria nasceu nos anos 70 e a maior frequência está no Distrito Federal. 

Romina Yan, atriz argentina, Romina Power, cantora italiana, Romina Gaetani, atriz e cantora argentina são algumas das celebridades hispânicas e italianas levam o nome de Romina ao conhecimento nesses países e mostra como esse nome tem a cara do mundo hispânico e italiano e para quem gosta disso, pode-se pensar que é uma qualidade bônus que o nome tem.

Listo aqui outras personalidades famosas que encontrei com o nome Romina, na Wikipedia italiana:

Romina Armellini, nadadora italiana;
Romina Ciappina, jogadora de basquetebol belga;
Romina Mondello, atriz italiana;
Romina Johnson, cantora italiana;
Romina Laurito, ginasta italiana;
Romina Paredes, uma política italiana;
Romina Oprandi, jogadora de tênis suíça;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário