quarta-feira, 11 de maio de 2016

Zulmira

.

Zulmira é um nome que tem sua origem e seu significado desconhecidos, ou pelo menos, pouco precisos. Os autores que trabalham com antroponímia dão duas hipóteses possíveis: uma vinda do germânico, que significa “excelsa, sublime” e outra possibilidade seria uma transformação do nome árabe Zelmira, que significa, literalmente, “brilhante, fulgente”.

Este é um nome que remete ao passado, e um passado razoavelmente distante, pois foi usado por gerações passadas e por segmentos sociais muito específicos.

Em Portugal, no ano de 2014, nasceram duas Zulmiras. No Brasil, não houve nenhuma, nem em 2014 nem na lista recente de 2015. Não é um nome que está sendo muito apreciado nos dias de hoje.

Dona Zulmira é um bairro de Uberlândia, Minas Gerais. Zulmira Ribeiro Tavares é uma escritora brasileira. É um nome que foi usado em novelas e minisséries retratando empregadas domésticas, pessoas humildes, escravas. As produções artísticas também contribuíram para a formação de uma identidade em torno do nome Zulmira que certamente não corresponde à realidade. 

Zulmira é também o nome de uma personagem do livro O Cortiço, de Aluisio Azevedo. 

Eu gosto bastante da terminação Mira, mas o problema em questão é inicial ZUL, que parece pesada, numa primeira análise. Entretanto, todo nome é uma questão de acostumar-se, e criar hábito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário