quinta-feira, 2 de junho de 2016

Almería

.

Esse texto foi originalmente
publicado no Blog dos Nomes, 
cedido gentilmente pela autora,
Luinara Menezes.
Para ler em seu sítio original,


Almería é um município espanhol e uma cidade e também é o nome capital da província que pertence a comunidade autônoma de Andalucía. Esta cidade fica situada no sudeste da península ibérica e é rodeada por serras e banhada pelo mar mediterrâneo. A cidade de Almería foi fundada no ano de 995 a.C por AbderramánIII e teve seu auge no século 6. Em seu patrimônio histórico e artístico podemos encontrar nesta cidade arquiteturas muçulmanas do século 5 ao 7 a Catedral Fortaleza de La Encarnacion, o Museu de Almería e outras lindas arquiteturas com influência árabe.

Muitos defendem que o nome venha da palavra árabe al-Mariyyāt que significa "espelho do mar". Porém a origem do nome que vem de al-Miraya e este provém do árabe mara'ā, que era o antigo nome desta cidade e significa "vigia" ou "torre vigia", fazendo referência a uma atalaia costeira construída para defender a cidade de Bayaāna, que fica em Almería.

Almería não é dos nomes geográficos mais usados para pessoas, mas isso faz com que ele seja um nome que não pode ser usável. Sua sonoridade lembra um pouco o clássico dos clássicos, Maria, porém é óbvio que esse nome não será um substituto para Maria, é apenas um exemplo de sonoridades parecidas.

Almería tem uma sonoridade forte e uma presença única própria dos nomes hispânicos. É um nome que dificilmente sai da cabeça, mesmo que a pessoa não aprove. Também, como quase todo nome espanhol, ele tem um toque um pouco sensual, charmoso e elegante. Não sei se esse nome ganharia muitos adeptos, seja no Brasil ou em Portugal, mas para quem gosta de exclusividade, isso será um atrativo a mais para o nome.

Para quem quer usar Almeria assim, sem acento, no nosso idioma é válido e até é a forma correta, mas para quem prefere deixar o nome escrito como o original, não tem problema e nem vai alterar a pronúncia em nosso idioma.





.

3 comentários: