sexta-feira, 3 de junho de 2016

Djalma

.

Djalma  é um nome derivado do islandês Hjalmar, na verdade sua forma antiga era Hjalmarr, a partir da junção dos elementos hjalm (capacete) e herr (exército). Significa então, por interpretação, “célebre pelo elmo”. Ou ainda, conforme o Dicionário de Nomes Próprios, “capacete do exército”, “proteção”; “aquele que protege”, “aquele que tem capacidade para apoiar”,aquele que é capaz de dar auxílio”.
Já o Behind The Name diz que Hjalmar origina-se a partir do nome nórdico antigo Hjálmarr que significa "guerreiro de elmo" a partir do elemento hjalmr "elmo" combinado com arr "guerreiro". O nome só aparece no Ranking dos Estados Unidos em 1889, na posição 878.
Seu significado é muito bonito, afinal de contas, reflete tanto nobreza quanto proteção, apoio, auxílio. Trata-se de um nome masculino, embora possa também ser encontrado no gênero feminino, em virtude da terminação com “a”, mas com pouquíssima incidência.
Tem como adaptações Adjalmar ou Jalmar, em português brasileiro. É um nome popular no Brasil, com destaque para Djalma  Ferreira (1913-2004) um maestro carioca que foi o primeiro músico brasileiro a ter uma gravadora cujo nome era Drink.
Djalma  teve sete registros na lista da Arpen/SP 2015, mas não consta na lista do ano anterior.  Djalma é o nome de 31.820 pessoas no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010, IBGE). A maioria dos homens chamados Djalma nasceram na década de 1960, e o estado onde são mais frequentes é em Pernambuco. A grafia (incorreta) Dejalma tem 2.967 pessoas.
Hjalmar é o nome de um herói sueco conhecido na mitologia escandinava. Hjalmar se apaixona pela princesa Ingeborg, mas o rei não aprova o relacionamento, de modo que o valente guerreiro acaba sendo morto em uma disputa pela sua amada que ao receber a notícia morre também, sendo ambos enterrados no mesmo local.



.

11 comentários:

  1. Bastante ultrapassado para usar em bebês nascidos hoje, mas um nome ok para homens de meia idade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Bastante ultrapassado para usar em bebês nascidos hoje " qual a diferença entres bebês nascidos hoje e antigamente ?
      Vai me dizer que hoje em dia os bebês nascem do vácuo, não existe mais contato físico, sexo, gestação... Djalma é um nome que passa seriedade e virilidade no meu caso só passou virilidade, porque se eu tivesse pingo de seriedade eu não estaria aqui zuando os comentários de vcs tias :3

      Excluir
  2. É um nome que não me passa segurança e masculinidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coé tia tá me tirando ?
      Sou homem, nem vem com esse papo não, se a senhora tem medo de ter um filho florzinha isso é com a senhora, nomes não formam caráter ou opção sexual.

      Excluir
  3. Em algumas pessoas esse nome gera um pouco de dúvida em relação ao gênero, pois termina com "a" e tem essa palavra "alma" que é bem feminina, então acho que para um menino há possibilidades melhores,que a criança venha a gostar quando adulta. Uma criança merece o melhor nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é maneiro, sou conhecido como Dj Alma ou sem alma. :)

      Excluir
  4. Se eu gostasse muito, poderia usar Djalma como segundo nome. Não por ser feio, mas por que Djalma é um nome muito adulto, não combina com criança. E, como parece servir para os dois gêneros, pode causar uma certa confusão.

    ResponderExcluir
  5. A revolução dos Djalmas nessa sessão de comentários

    ResponderExcluir