quarta-feira, 22 de junho de 2016

Arcangela



Arcangela é a variante feminina do nome Arcangelo, que significa “arcanjo” em italiano. O arcanjo, como todos sabem, é uma das categorias de anjo, possivelmente a mais poderosa e importante na hierarquia, reconhecidos pelo Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. A etimologia da palavra vem do latim “archangelus”, que foi derivado do grego “arkhággelos”, palavra composta das palavras gregas “archon”, que significa “comando, liderança”, e “angelos”, cuja tradução literal é “mensageiro”.

Assim, o arcanjo seria o “comandante dos anjos”, ou o “chefe dos anjos”. Na tradição judaico-cristã, concorda-se que há sete arcanjos, mas não há o mínimo acordo sobre seus nomes, exceto dos três principais, Gabriel, Miguel e Rafael, cujo culto é amplamente difundido em todo o mundo cristão.

O termo grego “archon” é a raiz de várias palavras referentes à governo, como monarquia, anarquia, oligarquia, hierarquia, etc. e está também presente em outros nomes como Arquipo, Arquimedes, Narco, Learco e Aristarco. O termo “angelos” também está em Ângela, Agatângelo, Evangelina, etc. A única variante feminina do nome citada na Wikipédia italiana é Arcangelina, e se muita gente já acha exagerado Arcangela quando podemos usar simplesmente Ângela, o que diriam de Arcangelina?

É um nome de clara expressão religiosa, que pode ser apreciado pelo público que tem alguma ligação com as religiões que acreditam na existência de anjos e arcanjos, mas, devido ao uso desse personagem em mitos, histórias e outras lendas, perde-se um pouco da carga religiosa e fica o misticismo de um ser alado, bondoso, que ajuda a humanidade, que funciona de elo de ligação entre Deus e sua criação.

Surpreendentemente, Arcangela é o nome de 801 mulheres brasileiras (mais do que a variante masculina, Arcangelo), a maioria nascida na década de 50. Durante os anos 2000, nasceram apenas 36 pessoas com esse nome. A maior parte das pessoas chamadas Arcangela se encontram concentradas no estado do Maranhão e Piauí. Não há registros recentes do nome nas listas disponíveis.


Uma pessoa notável com esse nome é a beata católica Arcangela Girlani, virgem e religiosa. Ela pertenceu à ordem das carmelitas, e suas visões místicas foram reconhecidas e abençoadas pela Igreja Católica. 



.

4 comentários:

  1. Me chamo Arcangela. Na minha familia tem 4 Arcangelas. Minha avo que se chamava Arcangela faleceu a apenas 8 dias com 98 anos. Ela vivia no maranhao, era descedente de italiano.
    Obrigada, adorei saber sobre a origem do meu nome.

    ResponderExcluir
  2. Me Chamo Arcângela, moro no interior do Ceará, minha
    Avó se chamava Arcângela também.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Arcangela , e na minha fa.ilia também tem 4 Arcangela , todas minhas primas , e minha avó também se chama vá Arcangela era Italiana e eu sou Paulista

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Arcangela Braga Conti sempre tive orgulho do meu nome ,minha avó tb se chamava Arcangela Forti Braga , era italiana de Nápole e 2 primas se

    ResponderExcluir