quinta-feira, 23 de junho de 2016

Betânia




Betânia é um nome que – pelo menos no Brasil – está muito ligado à imagem da cantora Maria Betânia, famosa por seus sucessos integrantes do estilo MPB. Apesar da popularidade da cantora, isso parece ter contribuído para rejeitar o nome, não para potencializar seu numero de registros, pois com toda certeza Betânia nunca foi popular no Brasil, sendo usado apenas esporadicamente e em casos isolados. No estado de São Paulo, em 2015 (Arpen/SP) foram registradas apenas 3 meninas chamadas assim, além de 7 Bethania, 4 Bethânia e 1 Bethanya.

Betânia origina-se a partir do nome de uma cidade bíblica, possivelmente derivado do hebraico בֵּית-תְּאֵנָה (Beit-te'enah), que significa "casa de figos". No Novo Testamento, na cidade de Betânia ficava a casa de Lázaro e suas irmãs Maria e Marta.

Ele tem sido usado como um nome raro no mundo de fala inglesa desde o século 19, frequente principalmente entre católicos em honra à Maria de Betânia. Na América tornou-se moderadamente comum após a década de 1950. A cidade bíblica está atualmente situada na Turquia, em uma aldeia chamada El-Asarije (também chamada de Azariyeh ou Lazariyeh, traduzido como “lugar de Lázaro”, na atual Cisjordânia ocupada, onde se encontra a tumba de Lázaro.

Betânia é mencionada diversas vezes (doze, mais exactamente) na Bíblia, como um local visitado por Jesus Cristo. Seu nome foi dado a diversas outras localidades em todo o mundo, de acordo com as variantes em cada idioma. Nos Estados Unidos por exemplo, várias cidades têm o nome de Bethany. No Brasil temos um município chamado Betânia em Pernambuco e, na América, um município na Colômbia.

No livro sagrado dos judeus, Talmude, o nome Betânia é traduzido por “casa das tâmaras verdes” em razão das tameiras existentes na região e também pode ser considerado como um dos seus significados.

Betânia é um nome raro, com significado legal e importantes conexões tanto históricas quanto geográficas. Abstraindo mais, também tem conexões religiosas. Tem uma sonoridade agradável, uma grafia bonita, e é bem semelhante à Tânia que foi muito popular nos anos 60/70, sendo assim, não deve causar maiores estranhamentos. O composto Maria Betânia também não deve ser descartado, uma vez que é uma composição com o clássico Maria que foge totalmente do óbvio.



.


7 comentários:

  1. É o nome da minha filha, o dela se escreve Bethânia e eu sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  2. Já eu (Betânia)não gostava, mas resolvi mudar minha postura de tanto ouvir elogios. Estou aprendendo a amar cada vez mais. Qnt mais amo meu nome, mais amor sinto por mim.😍

    ResponderExcluir
  3. Claramente nunca gostei do meu nome mas pelo fato de chamarem Maria Betânia. Eu aceito um ou outro mas ambos juntos me incomoda. Mas hoje aceito bem acho que a idade vem para nós educar de forma, que ouvimos o nome completo com sinônimo de respeito. Mas na infância foi muito ruim. 💓

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Maria da Betania,meus pais se inspiraram na protagonista do livro "Senhora de Engenho",cujo autor foi Mario Sette,em sua sexta edição,em 1948.AMO MEU NOME!!!

    ResponderExcluir